Em setembro, o diplomata Riccardo Battisti deixa as funções de cônsul da Itália no Paraná e retorna a Roma, onde assume novas funções no Ministério das Relações Exteriores. A vaga no Paraná será ocupada por Salvatore di Venezia, que chega a Curitiba em janeiro de 2010. Venezia, que presta serviços à Embaixada da Itália em Madri, vem como boa escola de Brasil e Sul. Nos anos 90, foi vice-cônsul da Itália em São Paulo. ****** Uma das proprietárias do Castelo do Batel, Ana Lupion está muito orgulhosa com a performance do filho Tiago, que conclui com brilho Curso de Gastronomia na Faculdade Hammersmith, de Londres, neste julho. Por indicação de professores, Tiago vem exibindo seus dotes na Embaixada da Alemanha. ****** OS parabéns para o elegante Eduardo Mourão tiveram como palco o restaurante Edvino. Em mesa grande, Elizabeth Mercer Mourão, mãe do aniversariante, a colunista Iza Zilli, o antiquário Roberto Soares, a atuante mestra Conceição Barindelli, Regina e Bira Fatuch Leal. ****** Eliana Tramujas anunciando os roteiros do Oasis of the Seas, maior navio do mundo, que fará sua viagem inaugural dia 12 de dezembro. Com roteiros pelo Caribe, de sete noites, a partida será em Fort Lauderdale. Ao lado da filha Márcia Karam Varella, Eliana está à frente da Karamgatur. ****** Mestras da música, a pianista Olga Kiun e a violinista Elisa Fukuda darão recital dias 3 e 4 de junho, às 20h30, na Capela Santa Maria. No programa, Beethoven, Faure e Brahms. Dia 5, elas darão MasterClass.
Embaixadora de Amaury Jr. no Paraná
O colunista Amaury Jr. elegeu a bela Andréa Reis como sua embaixadora no Paraná. Caberá à bem-articulada jovem a missão de selecionar os 50 primeiros nomes de personagens do mundo social e empresarial curitibano para integrar o quadro de sócios do Club A, a ser inaugurado em breve em São Paulo, o mais sofisticado e luxuoso da América Latina. Ser amigo de Andréa conta pontos... ****** Familiares e amigos de Pedrinho Sampaio estarão reunidos para a comemoração de seus 80 anos, dia 26 de junho. De São Paulo, já confirmaram presença Vilma "Sampaio Monteiro" e Pascoal Passarelli Neto, que, atuando no Albert Einstein, é destacado neurocirurgião. ****** Glay e Joaquim Miró retornando de giro europeu neste fim de semana. ****** Antônia e Dídio Rocha Loures compunham mesa sábado passado na feijoada do Hotel Bourbon, que registrava também as presenças de Keiko e Kiyoshi Ishitani, cônsules honorários das Filipinas. ****** Figuras de muitos amigos, Fabiane e Cláudio Cohen festejam o nascimento de Bruno, primeiro filho do casal. Cohen é violinista e regente da Orquestra Filarmônica de Brasília, onde reside.
Em honra do príncipe de Bourbon Parme
Na rápida passagem por Curitiba do Príncipe Sixty Henry de Bourbon Parme, que veio de Paris especialmente para o lançamento do livro Viver com Elegância não é Difícil, de autoria de sua amiga Maria Inês Borges da Silveira, um dos agradáveis momentos de sua agenda, recheada de belas surpresas como a Ópera de Arame, Jardim Botânico, Parque Tingui, Universidade Federal do Paraná, Parque Tanguá, Museu Oscar Niemeyer, atrações que lhe arrancaram elogios, foi o almoço no adress de Denise Bárbara, de onde se descortina espetacular cenário da cidade. Distribuídos em duas mesas de oito e quatro lugares, os convidados saborearam receitas do tradicional e distinguido restaurante Ile de France, acompanhadas por taças de Veuve Clicquot e de outros rótulos consagrados. Pequenos arranjos de rosas brancas acrescentavam beleza às mesas, que exibiam requintes como cardápios impressos e lugares marcados. Muito à vontade, de pronta comunicabilidade, o príncipe Henry deu atenção a todos os convidados, fazendo observações que não só atestavam a cultura, de quem domina mais de dez idiomas, como também mostravam seu profundo conhecimento da realidade brasileira, sobre a qual discorria com amplitude. Trazendo em sua genética todos os Luízes da França, o príncipe fez menção à cidade de Jacarezinho, no Paraná, por terem lá residido os nobres Orleans e Bragança, seus parentes. No capítulo elegância, foi um show à parte, começando com o discretérrimo pretinho da anfitriã, nota máxima. Em preto e cinza, Maria Inês Borges da Silveira vestia Giorgio Armani, digno de olés, sinfonia que enaltecia também Jandirinha Khoury, esplêndida num Roberto Cavalli. Igualmente divas do nosso high brilhavam, como Simone Slaviero Fumagalli, Andréa Omairi e Márcia Cardoso de Almeida. Numa observação sobre Maria Inês Borges da Silveira, que faz lembrar a atriz Catherine Deneuve, o homenageado de Bourbon Parme levantou alto a bola da socialite e escritora curitibana, ao afirmar que ela está à frente da protagonista de A Bela da Tarde, por expressar-se melhor e manifestar um brilho intenso de vida interior.
Reflexão
"O ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira." (João 15.4)
"Coragem não é a ausência do medo, é considerar que algo é mais importante que esse medo."(Ambrose Redmoon)