Vídeo| Foto: Reprodução/TV Globo

A Fundação Alberto Elía e Mário Robirosa mostra, a partir de hoje, no MON, sua "Coleção Argentina". A exposição revela um amplo arco de tendências, entre 1974 e 1999 e, como não poderia deixar de ser, mostra também uma arte politicamente engajada num período turbulento entre perseguições, torturas, guerras, que viveu a Argentina. "Cada sociedade constitui suas coleções em função das singularidades de sua História", lembra a historiadora de arte argentina Maria Teresa Constantin, com muita propriedade. E é essa singularidade da História dos argentinos que o Museu Oscar Niemeyer pretende fazer chegar aos brasileiros.

CARREGANDO :)

Esmagadora desigualdade

Para definir classe, a Europa e os EUA usam o critério de renda. A América Latina utiliza a classificação por posse de determinados bens. Uma revisão no critério de classificação econômica, determinada pela Associação Nacional de Empresas de Pesquisa vai fazer uma parte significativa de brasileiros, algo em torno de 20%, mudar de classe social. Hoje 6% pertencem à classe A, 23% integram a classe B. A grande maioria, 71%, compõe as classes C, D, E. Caem, como critério de avaliação no Brasil, a posse de aspirador de pó, freezer e tanque de lavar roupas. Será que esses itens são assim tão decisivos na ascensão social?

Publicidade

Festival do "souflé"

Casa cheia no Business, no festival do chef Raphael Durand, neto do famoso francês Jean Durand, fundador do restaurante Marcel, em SP. Especialista em "souflés", Raphael estudou na escola Ritz Escoffier, uma das mais famosas da França em matéria gastronômica. No menu que apresentou, o sucesso foi o "souflé" de queijo Gruyère e o queijo coalho com mel de engenho, de sobremesa. Esse, doce referido por Gilberto Freire em "Casa Grande e Senzala", e também por Pedro Nava, em "Baú de Ossos", quando o escritor lembrava as sobremesas de sua infância. No clube, Caroline Iatauro, vinda de Paris para o aniversário de sua mãe, encontrou também o recém-chegado Juarez Machado, em temporada brasileira, na mesa dos casais Simões de Assis e Celso Frare. O Business não teve "decanters" suficientes para todos os bons vinhos trazidos das adegas dos sócios, naquela noite.

Quantos somos?

A humanidade já supera os 6 bilhões de indivíduos. Exatamente 6.527.525.419 habitantes, segundo revela censo dos EUA. Em 1900, éramos menos de 2 bilhões. A cada 14 anos, a população do planeta cresce em 1 bilhão de nascimentos. Mantido o ritmo, ao final da nossa geração, daqui a 50 anos, a Terra terá 9,1 bilhões de seres humanos. Mais da metade viverá em cidades.

Aquecedor solar

Publicidade

José Alano criou um sistema de aquecedores feito de recicláveis: embalagens longa vida (tetrapak) e garrafas pet cristal, acopladas aos não-recicláveis tubos de pvc e tinta preta. A criatividade que estimula o desperdício zero, deu-lhe o prêmio Super Ecologia 2004, da Globo.

Champagne

* Bodas de ouro comemoram os Petrelli, Mário e Dircéa, dia 30, em Florianópolis, nos salões do Centro-Sul. Revoada de amigos do Paraná, SP e Rio, para a missa celebrada pelo arcebispo da cidade, e para compor as mesas de convidados e atender ao convite dos filhos Luciana, Leonardo, Mário, Marcelo e Rosimar. *** Dia 13, no Castelo do Batel, concerto com o maestro João Carlos Martins, a Bachiana Chamber Orchestra e o pianista Álvaro Sivieiro, e o lançamento do livro "Olhos de Fumaça", de Marina Amaral Simonot. Sua filha Maria Ribeiro, ao lado de Caio Blat serão os mestres-de-cerimônia. *** Brindam aniversários: Glaucio Geara, Eliane Wosgerau Santos, Jayme Guelmann, Federica Moro, Joel Raubert. Lucia Casillo comemorou com um almoço o seu, sábado, enquanto o cônsul da França, Joseph Galiano preferiu brindar no café da manhã. *** Ontem, Bazar Fashion comemorou com coquetel o Dia dos Namorados e o lançamento de nova linha masculina.

"Touché"

Num debate no Parlamento inglês, Winston Churchill foi interrompido por uma irada deputada de oposição, que bradou: "Sr. Ministro, se V. Exa. fosse meu marido, punha-lhe veneno no chá!" Churchill, com muita calma, tirou os óculos e, depois de uns minutos de silêncio, exclamou: "Fosse eu seu marido, senhora deputada, tomava-o".

Publicidade

ZOOM-ZOOM

* Engenheiros do IEP, entre eles Ronald Rose, Jurimar Cavichiollo, orientados pelo ex-governador Emílio Gomes, propõem ao empreendimento vencedor da nova licitação do Hotel das Cataratas, um trem-bala entre nossa capital e SP, para facilitar o acesso. *** A propósito, sai do hotel Mabu, dia 8 de julho, a 1.ª Meia-Maratona das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, promovida pelo Ibama. *** Um pedacinho da Espanha em Curitiba promete ser o restaurante "Santillana del Mar". A origem do nome vem de Santa Juliana. A cidade ficou conhecida como a "Vila das Três Mentiras", pois "no és santa, ni llana, ni tiene mar" (não é santa, não é plana e não tem mar, brincam os espanhóis. Reservas com Selma (41)3322-4959. *** Consternada a sociedade curitibana com o falecimento do médico Régenes Prochmann, que deixa viúva Alzelli Basseti e quatro filhos. *** A pedido de leitores, o telefone de Nelmary Constantino, restaurador de mármores, é (41)3016-9986. *** O professor José Peres Gediel, do Instituto de Terras e Cartografia do PR, retorna de Mon-tevidéu, onde vogou no circuito acadêmico. *** Num gesto louvável, o artista plástico Francisco Faria está vendendo seus belos desenhos para apoiar o tratamento da jovem Renée, filha de Christine Baptista, no hospital Albert Einstein. Para participar fale com www.espacovirgilio.com.br/artistas. *** O Boticário lança quatro produtos da nova linha "Vit-Active" anti-sinais inteligente, para retardar o envelhecimento. *** Depois de recente viagem ao Egito, o próximo sonho de Moacir Sadowski, antropólogo, é fazer uma grande exposição aqui, com peças do museu californiano da ordem Rosacruz e do Museu Nacional do Brasil, da coleção de múmias de dom Pedro II.

É o que temos. Até terça. "A força não tem lugar onde se precisa de talento", sempre dizia o sábio Heródoto.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002