Hoje, a missão do Paraná ainda está em Tóquio. Amanhã, segue a Kobe, capital de Hyogo, província irmã de nosso estado. Ali, imperdível saborear o famoso "bife de Kobe", mundialmente famoso, onde os boizinhos são massageados por hábeis mãos japonesas e a carne vendida, mesmo no restaurante, por gramas. Um endereço notável é o "relais gourmand" Goshobo, fundado há 800 anos, memória dos palácios feudais imperiais, então reservados só para os nobres samurais, hoje com acesso democrático para os abonados, nem sempre tão nobres. Os comensais sentam-se em tatame que pede espartana forma física e o ideal é dormir lá, um encantador spa, que oferece também massagens, inesquecíveis, para seres humanos. Do Japão, a volta da comitiva, via Paris.
Fronteira cercada
Quando solicitadas para policiar cidades conflagradas, as Forças Armadas respondem que não é sua missão. Agora, novo paradoxo, omitem-se na proteção da fronteira nacional, exatamente no vergonhoso foco de contrabando à luz do dia, na Ponte da Amizade. Ali, está sendo erguida uma cerca anticontrabando, de dois metros de altura e 1,2 km de extensão. Poderia ser substituída por eficiente aquartelamento do Exército e da Marinha, na cabeceira da ponte. Não é a defesa do território e a proteção das fronteiras, a missão institucional das Forças Armadas? Com os R$ 6 milhões orçados para a cerca, não daria para construir um quartel nas margens do rio Paraná?
Acomplia, sem dúvidas
Em nossa nota "Panacéia para emagrecer", de 1.º de maio, dissemos: "O remédio francês Acomplia, receitado para emagrecer, é a nova mania dos brasileiros". Em e-mail, o laboratório Sanofi-Aventis esclarece aos que o receitam: "Acomplia (Rimonabanto) não é medicamento para emagrecer. Em pacientes com sobrepeso ou obesos, estudos mostram que Acomplia atua de forma significativa na melhoria dos fatores de risco cardiometabólico, como diminuição dos índices de triglicérides e da circunferência abdominal, melhora no controle das taxas de açúcar no sangue, aumento do bom colesterol (HDL), além de ajudar a reduzir o peso corporal", diz o laboratório. Porque Zoom nunca referiu que o Laboratório Sanofi faz um remédio para emagrecer, a nota serve para a área médica evitar equívocos na receita.
A essência e o supérfluo
Serão os supérfluos automóveis mais importantes do que a essência urbana o ponto de encontro, a calçada, a banca de revistas recordista de vendas desta Gazeta, os ipês frondosos , as flores, a glorieta do Barão e a pracinha em harmonioso pergolado? O que terá acontecido à alma urbanística de Curitiba? A coluna faz essa pergunta em respeito aos leitores desta Gazeta, que escreveram dezenas de e-mails, revoltados com as mudanças na Pracinha do Batel.
Champagne
* Clélia e o cônsul Riccardo Battisti abrem o Palácio Garibaldi amanhã, para brindar a visita do senador italiano Franco Danieli, vice-ministro de Relações Exteriores, encarregado da comunidade italiana no exterior. Também comemoram a data nacional da República, que transcorre a 2 de junho. *** Nasceu Fernanda, filha da médica Viviane Bassetti Prochmann e Luiz Fernando Ribeiro Urban, para alegria também dos vovôs Alzelli e Régines Prochmann, Lia e Luiz Urban. *** Brindam aniversários: Osmar Serraglio, João Arruda, Liete Blume. *** O Boticário apresenta sua Royalty Collection, dia 29, no Castelo do Batel. A atração é o maquiador Fernando Torquato. *** Restabelecido, Fabrício Macedo já de volta ao Bar Curityba. *** Marina Amaral Simonnot mudou a data do lançamento de seu livro para 13 de junho, aqui. *** O atelier Beth Castro, especializado em noivas, desfila quinta e sexta, no Salão Noiva Sul, Estação Embratel, com coquetel. *** Em Berlim, nosso embaixador na Alemanha, Seixas Corrêa, abriu mostra de quatro artistas curitibanos: Ana Lúcia da Nóbrega, Attila Wensersky, Antar Mikosz,Nelson Padrella comemoram.
E nós também.
ZOOM-ZOOM
Domingo, recital de violoncelo e piano, com o duo Brandão/Heller, no UnicenP. Debussy e Piazzola no programa. *** Wagner Aniceto mostra sua colorida "Colheita", na galeria Nini Barontini. *** O professor de estruturas Shido Ogura volta de Montevidéu. *** O presidente Kirchner pensa seriamente em deixar sua mulher, Cristina, senadora na Argentina, sair candidata a presidente, pelo peronismo, nas próximas eleições. *** A exuberante Sofia Loren que, aos 72 anos, declarou ser capaz de tirar a roupa em público se o Napoli voltar à Primeira Divisão do campeonato italiano de futebol, é napolitana, de berço e de sangue. Nasceu no bairro de Puzzuoli, a meio caminho entre o Vesúvio e o antro da Sibila. Mais napolitana, impossível. *** Nelmary Constantino tem pequena empresa de restauro, conservação e manutenção de mármores e granitos. Especializada nos raros mármores Botticino, Branco Carrara, Onix, Nero Portoro, que requerem cuidadoso trabalho profissional. Bella Pietra fica na Rocha Pombo, 251. *** Paulo Romeiro Marcondes, autor de um licor à base da Araucaria angustifolia, o nosso pinheiro, adorou o nome do novo Palácio das Araucárias, anexo ao Palácio Iguaçu. *** Vote no Cristo: Portugal vai abrigar, em Lisboa, a cidade das 7 colinas, a partir de 7 de julho, a eleição das 7 maravilhas do mundo, feitas por mão humana. Não esqueça de votar no Cristo Redentor www. new7wonders. com, conforme pediu Zoom, em primeira mão, a 31 de outubro de 2006. O Rio tem a única maravilha do Brasil incluída no certame.
É o que temos. Até terça. "Vinhos são como os homens. Com o tempo, os maus azedam. Os bons, apuram", dizia Cícero, pensador que viveu entre os romanos e apunhalou Júlio César.
Fale conosco pelo margaritasan@msn.com
Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002
Recuperação judicial no agronegócio dispara com custo maior, preço menor e clima
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Podcast: as respostas de Tarcísio em temas que podem desgastar sua imagem
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026