• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

A Fecomércio-Rio revela que 42% dos cariocas consomem produtos pirateados. Embora saibam que a pirataria causa prejuízo ao país, optam pelo preço menor, porque o bolso fala mais alto. O país deixa de arrecadar em impostos mais de R$ 30 bilhões por ano, mas também compensa taxando os consumidores com os impostos mais altos do mundo, em setores onde não há outra saída. Aliás, a pirataria está por toda a parte. Até onde menos se espera. Os primeiros piratas eram aventureiros dos mares, os bucaneiros, pilhavam navios mercantes e povoações costeiras. Piratas também são indivíduos que ascendem posição econômica e social, pelo tráfico de influências, especulações, manobras fraudulentas. Cometem pirataria, roubam propriedade artística e intelectual, copiam, vendem informações. Os espiões seriam um derivativo dos piratas?

Brasil pirata 2

Hoje, os cibernéticos piratas modernos chamados "hackers", além de invadirem os computadores, surrupiam todo tipo de informação musical, intelectual, bancária. Apesar de especializados, sempre deixam rastro. Plágio também seria um derivativo de pirataria? O jornalista Armando Nogueira sempre desculpou os plagiadores dizendo: "Copiar o bom é melhor do que inventar o ruim". É verdade.

O perigo nos outdoors gigantes

Se existe a disposição da prefeitura de Curitiba em despoluir visualmente o centro da cidade, fica o alerta da coluna: a Avenida das Torres ainda guarda escombros de outdoors caídos no último vendaval e agora surgem novos painéis, com seu tamanho triplicado, ainda mais abusivo. Além da poluição visual, o perigo iminente de desastres durante vendavais e tempestades. A propaganda abusiva de todos os espaços urbanos deve ser contida com ações firmes e respeito à legislação, para que Curitiba não absorva toda sorte de empresários que costumam navegar na licenciosidade. Isto vale para todo o Paraná.

Maconha sem pecado

O Parlamento italiano aprovou a lei que autoriza o uso de medicamentos com maconha e ópio para fins terapêuticos. A Itália acompanha Canadá, EUA, Grã-Bretanha, Suíça, Holanda, Bélgica e Alemanha que já utilizam substâncias extraídas de entorpecentes no tratamento de pacientes com doenças degenerativas.

Champagne

Sexta, o casamento de Mariella Müller e Wilson Michaelis, na Santa Therezinha, com recepção na Nuvem de Coco, os cenários criados pela mãe da noiva, Izaura Müller.

*** Rita e Vincenzo Cortese receberam para simpático jantar, regado a champagne, com direito a canções mediterrâneas, entoadas pelo tenor anfitrião, que dia 25 faz recital lírico italiano, na Dante Alighieri.

*** Sérgio Justen brinda o sucesso: agora é membro da famosa banda Denorex, hit requisitado nas baladas.

*** O arquiteto Jayme Bernardo prepara as duas festas de aniversário de 1 ano de Jorge Antonio Caron Fukushima. A primeira, para os funcionários do hospital Angelina Caron, na Confraria de Vinhos. A segunda, na Nuvem de Coco, inspirada no cenário do filme de Tim Burton, "A Fantástica Fábrica de Chocolate", escolhido pela mãe do bebê, a médica Carol Caron. Um DJ e um chef farão as delícias dos maiores de idade, os vinhos harmonizados pelo avô, enólogo e coruja, Marco Caron.

*** Joana Mello e Silva Arruda e Pedro Antonio Martini Jr. brindam casamento, dia 26, no Espaço Batel.

*** Angela Fragoso prepara a "XVI Nuit de Nöel", nos magníficos salões do antigo cassino do Copacabana Palace. Black tie, dia 6 de dezembro.

***

Zoom-Zoom

Hoje, Ruben Esmanhotto abre a exposição "Nossas Casas são Obras de Arte", na sede da Cohapar, Rua 15, esquina com Dr. Faivre. Na mostra, a produção arquitetônica da equipe Cohapar 2007-2010, na releitura do imaginário do artista. Rafael Greca convida.

*** Domingo, no Teatro Positivo, concerto de canto e piano reúne Elayne Casher e Isabel Maresca. No programa, Verdi e Puccini.

*** Segunda, Curitiba recebe mais uma Orquestra de Câmara Alemã, no Teatro Avenida. No elenco, uma curitibana: Adriane Savytzky, violoncelista, casada com o maestro regente.

*** O médico Carlinhos Greca vogou em congresso de osteoporose no Peru. Aproveitou para conhecer Machu Picchu.

*** O engenheiro Laerte Rigolon vogou em Bonito nos feriados, encantado com as belezas do Pantanal.

*** A consulesa da Holanda Rosa Bruinjé, de volta da Inglaterra, onde visitou a filha que vive em Leeds, no cenário do famoso livro "Morro dos Ventos Uivantes" (Wuthering Heights), lançado em 1847, pela escritora Émily Bronté, que depois virou filme de sucesso. Rosa é torcedora "doente" do Paraná, desde os tempos do Ferroviário e do Colorado, não perde um jogo. E está sofrendo.

***

É o que temos. Até terça. "Plagiar é forma mais sincera de elogiar", dizia o sábio Confúcio.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]