Rodriguinho Rocha Loures volta de Londres, onde vogou, através da Câmara Federal, em fórum sobre aquecimento global. Ali, debatedores italianos questionaram os megaconcertos "ecológicos", lembrando que parafernália de equipamentos, projeções holográficas e palcos eletrônicos produzem 5.600 toneladas de gás carbônico. Assim, os gritos de Madonna, Bono Vox, Mike Jagger e tantos outros, "para salvar a Terra", amplificam o aquecimento global, sem falar da poluição sonora.
Espetáculo verde, a receita
O pesquisador inglês Pascal Acot, historiador ecológico foi mais longe. Deu a receita para a realização de um megaevento "ecologicamente correto": papel reciclado, desde os escritórios até as bilheterias, computadores só com baterias autocarregáveis, tonéis distribuidores de água, em vez de garrafas, 13 tipos de contêineres para lixo reciclável, transporte só em ônibus híbridos movidos a álcool ou hidrogênio iluminação movida a energias limpas, do tipo hidrogênio, servindo a hidreletricidade. Por isso é bom pensar, raciocinar, não aceitar as banalidades que nos vendem como verdades, no dia-a-dia. Como bem lembrava Victor Hugo, "a mente que não trabalha forma um tolo, assim como a água que não corre forma um pântano". Não aceitem as banalidades como verdades definitivas. Pensem, por favor, para tentar escapar da massificação contemporânea.
Bianca Bianchi, imortal
Por testamento, cumprido por Marisa Sampaio, Dalila Morgenstern e Gedeão Martins o legado da grande violinista Bianca Bianchi transformou-se em oportuna Fundação musical que imortaliza o nome da notável mestra italiana, nascida em 1904. Temporada de concertos neste agosto. Dia 7 no Concórdia, e, a partir do dia 9, espetáculos musicais na antiga casa de Bianca, Rua Almirante Barroso, 141 a sala dominada por um imenso retrato da "diva" pintado por De Bona. Atuam Maria Esther e Ophélia Brandão, Koiti Watanabe, Guilherme Romanelli, Ivete Daher, Priscila Pellanda, Thiago Teixeira e o quarteto Krull.
Ministro quente
Fofoca britânica: indiscreto, o médico Alastair Campbell, que atendia Tony Blair, disse no livro "The Blair Years" (Os Anos Blair), que o ex-primeiro-ministro adorava trabalhar nu ou de cuecas. Não especificou se, mesmo com os termômetros abaixo de zero, em Dowing Street. Dá para dizer que, pelo menos, Blair era um ministro quente. Será que agora, no deserto, ocupando-se das relações com o mundo dos petrodólares, qual novo Lawrence da Arábia, Blair mantém o costume?
Champagne
Sábado, em Brasília, o casamento de Maurício Requião de Mello e Silva com a bonita Carolina Vasconcelos. Os noivos, advogados, recebem a bênção religiosa e, ao lado dos pais, Maristela e Roberto Requião, Raquel e Cleider de Vasconcelos, à beira do Lago Paranoá.
*** Brindam aniversários: D. Lola Fabri, Rafael Iatauro, César Silvestri, Ivo Mendes Lima, Irene Ravache.
*** Dois aniversários de curitibanos brindados em Buenos Aires, entre tangos e o soprar dos ventos da Patagônia: Joaquim Portes com a sua Regina Helena, e Vera Regina com Arthur Leme.
*** Já Marisa Borges Carneiro escolheu brindar o seu aniversário com Walter e os netos, na Disney.
Vaivém 1
Nossos tecidos vão brilhar entre as sedas dos mercados do Oriente. Damasco, Cairo e Port Said no roteiro da Fiep, em missão empresarial à Síria e ao Egito, dia 17. O mercado árabe tem interesse nos setores têxtil, autopeças, madeireiro, cosmético, metalúrgico, alimentício e material de construção.
*** O secretário Forte Neto participa de fórum em administração pública, no Chile.
*** Lá também voga o padre Reginaldo Manzotti, em férias pastorais.
*** Rita e Euriquinho Greca vogam em Londres. O mesmo destino escolhido por Teresa Martins.
*** Rogério Portugal Bacellar, da Associação dos Notários e Registradores, retorna de Cabo Verde, na África, onde apresentou projetos de modernização: o cartório 24 horas e a certificação digital.
Vaivém 2
O artesanato do Provopar de Guarapuava é sucesso de vendas na Daslu-SP. Ana Rita Carli manda para lá belíssimas toalhas bordadas em bege sobre linho branco. O detalhe são as largas bainhas trabalhadas à mão, e os monogramas com laços e coroas, inspirados no Reino das Duas Sicílias.
*** Maitê e André Ramos Tavares retornam de Florença, Roma e Lecce, em périplo de aulas do mestre em Direito Constitucional radicado em SP.
*** Ronaldo Duschenes, arquiteto e designer, criador da marca Flexiv, agora escreve no site www.designbrasil.org.br.
É o que temos.Até terça.
"Será lembrado pelos seus feitos, por mais que se canse a inveja em escurecê-los e a malícia em ocultá-los."Miguel de Cervantes, em "Don Quixote".
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000Fax (41)3324-4002