Sábios, os chineses, quando criaram sua escrita, propuseram o mesmo ideograma para significar crise e criatividade. Assim é. Temos de ser criativos na crise. Poesia e metáfora também são remédios em tempos de crise, em tempos de árvores de natal vazias de presentes.
Ceia de natal solidária
Amanhã, na noite de Natal, antes da Missa do Galo, o padre Kleina abre a Igreja do Carmo para ceia solidária, preparada por voluntários e servida a 500 convidados, pessoas carentes, ou solitárias, da comunidade. A idéia, inspirada pelo Papa João Paulo II, já vem sendo praticada em algumas igrejas da Europa, entre elas, a Basílica de Santa Maria in Trastevere, em Roma, e a Abadia de Saint Germain des Prés, em Paris. Na farta mesa da igreja do Boqueirão, os convidados serão acolhidos com lentilhas, pernil, peru, salpicão, farofa doce e panettones e com muita ternura. Vocês não imaginam quantos voluntários noticiáveis estão se alistando com o padre Kleina, para passar o Natal servindo os mais pobres.
Tarifas aéreas de baixo custo
Cresce o número de curitibanos que viajam pela Europa aproveitando tarifas "low-cost", em companhias aéreas alternativas, de novos curiosos, que têm surgido recentemente: ClickAir, EasyJet, Vueling, entre tantas outras. Até o final de novembro antes da alta estação provocada pelas festas de fim de ano um bilhete da RyanAir custava 2,79 euros, entre Paris e Estocolmo. Desde o Porto, em Portugal, era possível desembarcar em Valência, na Espanha, ou em Bérgamo, na Itália, por apenas 10 euros. Budapeste e Istambul eram acessíveis, desde Barcelona, por 45 euros, via ClickAir. Lisboa-Lyon custava 30 euros, pela EasyJet. Madri-Palma de Mallorca, 35 euros, pela Vueling. Por enquanto, as baixas tarifas ainda não contemplam Paris, Roma, Londres, Berlim e Veneza. Mas um dia virá.
Champagne
Nasceu em SP Enzo Moro Tavares, o segundo herdeiro de Maitê (Moro) e André Ramos Tavares. Os avós Marta e Marlus Moro, e a bisavó Lola Fabbri também comemoram.
*** A bordo do navio Costa Mágica, Gleusa e Sergio Augusto Fleischfresser comemoraram 45 anos de casados. No desembarque, jantar no Ile de France, para celebrar duplamente, com a filha Ângela que com o marido Danilo Pelegrini de Souza, também brindava 22 anos de casamento.
*** Amanhã, o Ile de France abre para a tradicional ceia de natal. Os Decock preparam delícias regadas a champagne e recebem com fidalguia.
Vaivém
Guida (Lacerda Manna) e o embaixador Ruy Nogueira, que moram em Brasília, voltam da Itália e passam o Natal no Rio, com os netos vindos de Nova Iorque. Em janeiro, Guida segue com o filho Roberto até Marbella, na Espanha, hóspedes da embaixatriz do Marrocos, que lá tem linda mansão à beira-mar.
*** Julinha de Olivieira Castro voga no Rio, hóspede da filha Roberta, feliz com a chegada do novo bebê, que vai se chamar Bernardo.
*** O réveillon do Mabu Thermas, em Foz do Iguaçu, é cortesia para os hóspedes, assim como a quinta diária, conta Alberto Asseis, manager do resort.
*** Maria Ângela (Tassi) e o desembargador Simões Teixeira brindam o Natal e ano-novo com 16 familiares, "al mare", em cruzeiro a bordo do Celebration, rumo a Buenos Aires com Punta del Este no roteiro.
*** O pintor Celso Coppio escolheu o elegante cenário do Fasano, em SP, para seu réveillon. Depois, sem medo das aventuras, começa temporada de verão entre Garopaba e Guarda do Embaú, praias de SC, a bordo de seu motor-home.
*** Christianne (Athayde Lara)Romano, curitibana que vive em Madri com o marido, Cassio Romano, trocam a Espanha pelo Rio Grande do Norte, terra dele, neste fim de ano. Passam o Santo Natal na capital Natal, onde possuem belo apartamento, à beira- mar. Seguem de Curitiba a mãe de Christianne, Raquel Athayde, a irmã Isabella Haratsaris, e o irmão Almir Hoffmann, com Ana Paula e as filhas.
*** Carla Benghi vem de Montreal, onde reside com o marido canadense, passar o Natal em Curitiba e o ano-novo em Florianópolis. Na volta ao Canadá, Carla leva a filha Valentina Slaviero para estudar em Montreal.
*** Isabella Maciel voltou de Nova Iorque, assistiu à Madona em SP, passa Natal em Curitiba, e rompe o ano no Rio.
*** A chef Helena Menezes comemora dois sucessos nacionais: a edição de seu livro de culinária paranaense pelo Senac, e presença no programa Ana Maria Braga com nossas receitas de barreado e carne com pinhão. A repórter carioca Luciana Dias veio do Rio, mandada pelo editor da Globo, Boninho, seu tio, focalizar a fartura e os sabores da gastronomia paranaense.
Aos fiéis leitores de Zoom, que nos têm acompanhado nesta longa trajetória, os melhores e mais generosos desejos de um abençoado e feliz Natal.
* * * * * *
Serviço
É o que temos. Até terça. Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com, ou pelo margaritazoom@gmail.com.
Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura