Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
zoom

Desleixo gera desordem

Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza | AFP/Gazeta do Povo
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza (Foto: AFP/Gazeta do Povo)

Há algo além dos ipês floridos na Praça Tiradentes. O desleixo urbano é prenúncio de incêndio à vista, que pode comprometer todo o casario histórico no "saara" da praça. Alguns bárbaros, proprietários de imóveis tombados,costumam abandoná-los para que um incêndio "resolva seu problema". A prefeitura de Curitiba deve agir: o casarão de dois andares, próximo à quase bicentenária Farmácia Stellfeld, que abrigava no primeiro andar bazar de bugigangas chinesas, está abandonado: pichado, sem vidros, portas e janelas arrombadas, denunciando ter sido invadido. Descuido na cidade, com apenas um vidro de janela quebrado, não substituído, pode gerar a deterioração completa de um ambiente. Os desocupados sentem que, sem autoridades vigilantes, podem tudo.

Luz e saúde

Bom exemplo, do outro lado da Tiradentes, é a revitalização do tradicional edifício N. Sra. da Luz, ao lado da Catedral Basílica. Cedido pela CNBB para nova sede do Sistema Revolucionário de Saúde, reúne 33 consultórios médicos e odontológicos e 100 profissionais, liderados pelo geriatra Carlos Eurico Greca de Macedo. O "Acesso Saúde" promete reduzir as filas do SUS: exames, consultas e até cirurgias, a preços módicos. Inaugurado sexta, com coquetel, e abençoado pelo arcebispo de Curitiba, na abertura das festas de N. Sra. da Luz dos Pinhais.

Vaivém

A bela Maria Fernanda Cândido abriu em SP seu restaurante "La Poème". Alice Ruiz foi abraçá-la, feliz em ver seus versos nas paredes.

*** Recebido por Jean Paul Decok, Roberto Corradini fez belo ensaio fotográfico no Ile de France, para revista paulista de viagens e gastronomia.

*** Orlando Pessuti volta de missão comercial no Canadá.

*** O leitor Vagner Cruz protesta pela falta de calefação nos ônibus da Princesa do Norte, que levam até Siqueira Campos: "As pessoas quase congelam neste inverno", diz.

***Elba Ramalho, ainda a colher louros do sucesso de seu CD com padre Reginaldo Manzotti, brindou aniversário em Bariloche. Levou o marido, os filhos, a nora e a sogra. Só faltou o papagaio.

*** A fotógrafa Lina Faria volta à cidade e mostra 70 fotografias com cenas de Curitiba, no Beto Batata, que evocam o "Éolo", o céu e a verticalização, a "Terra", o homem, a cidade e a solidão humana; o "Abismo", as rotinas urbanas e a memória consoladora.

*** Sucesso em NY, a modelo paranaense Viviane Orth estrelou o desfile de John Galliano, da Dior.

Junho japonês

A 18 de junho de 2008, quando se cumprem 100 anos da chegada ao Brasil dos primeiros imigrantes japoneses, vai desembarcar em Brasília a família imperial do Japão com numeroso séqüito. Depois de SP, dia 22 a festa chega a Rolândia, no Paraná. A visita oficial termina em Curitiba, dia 23. Só o governador Oido, da província de Hyogo, traz comitiva de 300 pessoas. A visita vai incrementar nossa balança comercial com o Japão, estimada em 5 bilhões de dólares anuais. Os descendentes dos pioneiros japoneses no Brasil são 1,3 milhão. Desses, 150 mil no Paraná. Sem esquecer os laboriosos 50 mil dekasseguis, netos de imigrantes japoneses que trabalham no Japão, e mandam para os familiares daqui o resultado de sua difícil e sofrida poupança.

Carta decisiva?

No décimo aniversário da morte da princesa Diana, entre lançamentos de livros sobre sua vida, volta à baila o tema de "assassinato da princesa, em complô urdido pelo serviço secreto britânico, para evitar o possível nascimento de um irmão muçulmano do príncipe William, herdeiro da casa de Windsor", como diz o jornal Daily Mirror. "Sinto que Charles procura uma maneira de me matar. Que me fará morrer num ocasional acidente de carro", escreveu Diana ao seu mordomo Paul Burrell, em carta publicada, em fac-símile, pelo jornal inglês. A missiva, até agora ignorada pela Scotland Yard, vai ser lida num processo civil, julgado por lorde magistrado, que começa na alta corte de Londres. Não vai a júri popular, mas vai dar o que falar.

Champagne

Tatyana Friedrich lançou "Normas Imperativas de Direito Internacional Privado": as regras nacionais impositivas, imprescindíveis em contratos, casamentos, divórcios, adoções internacionais. Sorria, orgulhoso, o marido vereador, André Passos.

*** Miguel Krigsner é membro da Academia Brasileira de Marketing Bioquímico.

*** Robson e Carolina Krieger inauguram, em frente do Relógio das Flores, galeria de arte em memória de seu pai, o notável pintor Ricardo Krieger.

*** Brindam aniversários: Alzeli Basseti, Ivo Mendes Lima, Rogério Mainardes, Alberto Abujamra. D. Isolde Wolff Keinert faz 90 anos. Lygia Leal vestiu preto e pérolas, criação da filha Denise, para brindar, com champagne, aniversário no Ile de France, ao lado de Walfrido e toda família.

É o que temos. Até terça. "O gênio e o talento exasperam a inveja dos medíocres, essas figuras infelizes." Sempre lembra Franco Zeffirelli, o singular, talentoso e genial diretor de cinema e ópera, ele próprio vítima da inveja.

* * * * *

Fale conosco pelo margaritasan@msn.comTel. de Zoom: (41) 3324-4000 Fax: (41) 3324-4002

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.