Várias indústrias brasileiras já estão operando na Rússia: Sadia, Marcopolo, Metalfrio, entre elas. Um grande problema é a comunicação. A mímica é ferramenta importante na linha de produção. Por isso operários brasileiros com talento teatral têm lugares garantidos nas empresas. Grandes entraves vêm com a burocracia, a adaptação às normas locais, irritantemente minuciosas, o racionamento de energia. Mas o pior de tudo é a ação do crime organizado russo. A máfia local cria tentáculos dentro das companhias, com esquemas sofisticados de desvio de dinheiro. A contra espionagem, feita por ex-agentes da KGB contratados, faz parte do organograma das empresas brasileiras,com vários ex-KGB na folha de pagamento.
Paraná perde Rádio Clube
Calou a transmissão da primeira rádio AM do Paraná, PRB2, Rádio Clube Paranaense. Fundada em 1924, no Belvedere do Alto de São Francisco, revelou grandes nomes do rádio-teatro: Ari Fontoura, Sinval Martins, Ivo Ferro, Odelair Rodrigues, dirigidos por Ubiratan Lustosa. Apresentou novos talentos nos buliçosos auditórios de Mário Vendramel, Sérgio Fraga e Artur de Souza e tantos outros radialistas. Vendida, a potente B2 já não tem nosso sotaque: retransmite agora rádio paulistana. O veterano radialista Sérgio Silva, inconformado, pergunta: a PRB2 não poderia ser tombada, patrimônio imaterial do Paraná ?
Telhado de vidro
Porque as pedras da Calçada da antiga Matriz , no sítio arqueológico da Praça Tiradentes, precisam de cobertura de vidro, similar a piso de discoteca? Nas Muralhas da China, no Coliseu, no Fórum Romano, na Via Ápia Antica, na Via-Crúcis da Jerusalém, nas pirâmides do Egito, nas ladeiras de Salvador, Olinda e Ouro Preto, calçadas tão veneráveis quanto antigas merecem o afago do sol, da chuva e da brisa, ao ar livre. Não é preciso redoma de vidro para revelar apreço às pedras. Lembrai-vos de Caetano Veloso: "Basta saber respeitá-las". Vidro sobre as pedras é de doer. Na Tiradentes, o vidro embaçou de constrangimento...
Cai o pano
Perde a arte dramática seu grande intérprete. Na trajetória de Fernando Torres, o brilho de seu talento nos encantou no teatro, no cinema, nas novelas da televisão. Fernando nos deixa uma linda família, Fernanda Montenegro e os filhos Fernandinha e Cláudio. E deixa a saudade do convívio daquele que, com doçura, também soube ser nosso amigo em todas as horas. Possam os anjos velar-lhe o sono com cânticos de glória.
Champagne
Amanhã, coquetel de lançamento do livro "Itaipu e o Paraguai: o renascer de uma nação", do jornalista Wagner Weber, nas Livrarias Curitiba do Barigüi.
*** Domingo, no Teatro Positivo, Brahms, Villa-Lobos, Chopin, em concerto do pianista Miguel Proença.
*** Entre os que brindam aniversários: Paulo Oscar Mueller, Lina Faria, Jacir Bergmann, Marília Brito, Maria Cecília Leão, Frederico Busato Jr. Jandirinha Curi brindou o seu com almoço, só para mulheres. Vera Coimbra também comemorou, com café da manhã. Paola Malucelli Arruda brindou ao lado de João Arruda, na casa nova em Campo Comprido.
*** No Rio, o Copacabana Palace abriu seus salões quinta, para celebrar com 800 convidados, os 85 anos do melhor e mais tradicional hotel do Brasil.
*** Hélio Germiniani recebeu para coquetel de inauguração da mostra itinerante "Museu do Coração", no MON.
*** Segunda, os Klabin recebem o presidente Lula para almoço em Monte Alegre, junto ao rio Tibagi, na inauguração de sua fantástica fábrica de embalagens. O convite pede traje passeio completo, sapato fechado e sem salto. Isto para não causar desconforto ao pisar as plataformas metálicas da nova fábrica.
Zoom-Zoom
Hoje, Annita Garibaldi Jallet voga aqui, para um almoço palestra, no palácio dedicado ao seu heróico bisavô.
*** Rebeca Pinheiro vogou em Cuba, em pleno furacão Gustav. Depois da tempestade, veio a bonança, o sol brilhou em Havana.
*** Consternada a sociedade curitibana com o falecimento de Hamilton Olivo Brunor, da tradicional Cristaleria Raiar da Aurora. A filha Regina e o neto Rodrigo Baranczuk prometem manter acesa a chama do forno mágico, onde a areia pela ação do fogo soprado, se transforma em vidro. Arquiteto, Rodrigo é autor do singular projeto das Capelas Vaticano.
*** "Não sou feliz, mas tenho marido", o novo espetáculo de Zezé Polessa, que estréia no Teatro Guaíra, sábado.
* * * * * *
Serviço
É o que temos. E, decididamente, não é o que merecemos. A propósito de eleições, lembra Johann Schiller: "os votos deveriam ser pesados, e não contados". Até terça.
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com
Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002