• Carregando...
Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila" | Divulgação
Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila"| Foto: Divulgação

No mirante do vertedouro da usina, junto ao exuberante caudal do Rio Paraná, a Orquestra de Câmara Bachiana, regida por João Carlos Martins, virtuoso pianista, ex-secretário de Cultura de Paulo Maluf, faz seu Concerto de Verão, a convite da Itaipu Binacional, terça-feira. Na primeira fila, as madrinhas do evento, Maria Olívia Samek e Laura Lupion. As hoteleiras Terezinha Parodi, Celita Vilanueva, Nancy Rafain já confirmaram as presenças. Os hotéis Mabu Thermas e Resort apóiam, através da sensibilidade de José Maria Abujamra. O evento beneficente pró-Renal desconsidera o calor abafado à beira-rio, exige traje passeio completo. Afinal, "em janeiro, a orquestra fez sucesso no Carnegie Hall de NY", lembra, informada, Eliete Macedo, promoter da Pró-Renal.

Primo rico do celular

Líder do mercado mundial de informática, a Apple prepara megalançamento para junho deste ano, nos EUA. Trata-se do iPhone, anunciado como "a maior invenção, desde o celular e o iPod". Um walkman da era digital, voltado para a música, a internet e o Google. Para o criador do iPhone, Steve Jobs, "nós reinventamos o velho telefone, agora telefone inteligente, desenhado para seres humanos, primo sofisticado do celular". O lançamento no Brasil ainda não está previsto. Não adianta comprar iPhone nos EUA para usar aqui, pois seu funcionamento depende de operadora específica.

"Cara de paisagem"

Na falsidade do mundo, saber usar máscaras esconde a tragédia do cotidiano, transforma corifeus em protagonistas. O jogo teatral e a improvisação, a tragédia pessoal e o ridículo social, o enfrentamento e a relação com as platéias, os temas de estudo de original curso de comédia, criado por Mauro Zanata para atores e não atores, aqui em Curitiba – escola@ atorcomico.com. br. (41) 3332-4361. Indicado para advogados, promotores, professores, engenheiros, empreiteiros, jornalistas, médicos, políticos e também para estudantes e profissionais de artes cênicas. Uma das mais interessantes abordagens do curso é a introdução à máscara neutra, isto é, como fazer a famosa "cara de paisagem", aquela que mais se usa na Esplanada, em Brasília, quando não é possível dar uma resposta.

Passe de mágica

Para a revista Time, "o iPhone é um computador que cabe na mão. Apenas por acaso está acoplado num telefone. Sua tela é mutante, acionada pelo gestual do usuário, como se fora num passe de mágica. Dependendo de sinais, feitos com suas mãos diante da tela, se você precisa de números para discar, eles aparecem, se precisa de teclado para e-mail, ele aparece. Para navegar na internet, a tela do celular se transforma em página da web. Fotos podem ser reduzidas ou ampliadas com um simples movimento do polegar ou do dedo indicador na tela".

Talento e simpatia

Guta Stresser veio lançar "A Grande Família", o filme. Almoçou com o pai Ronald e a irmã, na varanda do Country. Loiríssima, longe dos cabelos ruivos que marcaram a personagem Bebel, fica mais jovial. A simpatia e o talento continuam os mesmos. Encantou-se com o casarão de seu bisavô Augusto Stresser, restaurado pelo hotel Crowne Plaza, na tradicional Rua Paula Gomes. Stresser foi o autor da primeira ópera paranaense "Sidéria", onde um Romeu maragato apaixona-se por uma Julieta pica-pau. Estreou em 1913, no Teatro Guaíra.

Previdência-modelo

O governo do estado do Paraná possui 246 mil beneficiários e contribuintes da sua Previdência pública. Somam 156 mil funcionários ativos e de 90 mil aposentados e pensionistas. O governo dos paranaenses não desconta de seus funcionários os 11% de contribuição previdenciária, como ocorre em outros estados do país, revela atencioso o ouvidor Sérgio Braga, que atende demandas dos funcionários inativos.

Jogos dourados

O PAN vem aí. Os atletas, que não param de treinar, estão prontos para o sonho. O Brasil oficial, para variar, está atrasado. Mas todo mundo almeja faturar com o PAN. Esportistas, dirigentes, empresários, políticos, convidados, atletas de ontem, treinadores, jornalistas, comentaristas esportivos, agências de notícias, turismo receptivo, todos na maior ebulição. Capaz de exorcizar o baixo astral da cidade de São Sebastião, o PAN do Rio prepara um salto maior rumo à Olimpíada de Pequim, em 2008.

Vaivém

* Moacir Sadowski, antropólogo criador do original Museu Egípcio em Ponta Grossa, depois de 15 anos de sonho, finalmente consegue embarcar rumo às margens do Nilo. Parte, ansioso, numa excursão da Unicamp, a conferir as cores originais das tumbas dos faraós, no exuberante Vale dos Reis, o templo de Ramsés em Abu Simbell, os colossos de Karnac e Luxor, as pirâmides do Cairo e os fundamentos do farol de Alexandria.

* Cibele e Fernando Knoerr retornam maravilhados com a temporada de férias no México.

* Isaura e José Maria Muller reabrem o apartamento à beira da baia de Todos os Santos, na encosta da Vitória, em Salvador, donde só voltam depois do carnaval.

Champagne

* Roberta Requião de Mello e Silva comemora sua aprovação no temido exame da OAB. Já está afiadíssima nas matérias do direito. Brindam aniversários: Douglas Borcath Filho, Arlete Bueno, Luiz Geraldo Mazza, Neide Pinto, Mário Celso Petraglia.

* A quinta-feira das posses no primeiro dia de fevereiro aumentou o consumo de champagne nos restaurantes elegantes da cidade. Deputados estaduais, desembargadores, familiares e amigos fizeram a alegria dos "restauranteurs", movimentaram as adegas do Country, do Business, do Ile de France, sobremaneira. "Le champagne coulait à flots", diria o poeta Verlaine, se pudesse apreciar as espocantes comemorações.

Canadá, o doce lar gelado

O governo canadense busca mão-de-obra especializada no Brasil, inclusive no Paraná, pela facilidade que o nosso povo tem de integração e pelo grande número de pessoas com curso superior, as mais requisitadas. Fale com www.imigracao-quebec.ca. A imigração para lá é fácil, o processo é rápido e o país tem eficiente política de apoio a imigrantes. O maior problema é enfrentar o frio canadense. Mesmo para os paranaenses do Sul, assusta.

Zoom Zoom

* A Fiep prepara missão empresarial para a Índia, que segue a Nova Délhi pouco antes do nosso carnaval. Os serviços compõem 56% do PIB indiano, que apresenta o segundo maior crescimento no mundo, depois da China. A agricultura e a indústria indianas participam com 22% cada. O país possui desoneração tarifária constante, em média de 32%, com previsão de queda. Com o Mercosul, a Índia mantém desde 2004 o Acordo de Comércio Preferencial, com preferências tarifárias. O óleo de soja, açúcar de cana, bombas e injetores de combustível para motor diesel, álcool etílico, partes de bombas para líquidos, obras de ferro ou aço e fios de seda estão na pauta paranaense de exportações.

* Inverno tardio, efeito nocivo do aquecimento global nas estepes do Leste Europeu. Desde Cracóvia, onde dirige programa de rádio, Ulisses Iarochinski conta que as nevascas na Polônia só chegaram agora. Os animais que costumam hibernar neste período permaneceram acordados, sem entender por que não havia comida, sendo a temperatura similar à da primavera, na falta de neve.

É o que temos. Até terça. "Sofremos demasiado pelo pouco que nos falta e alegramo-nos pouco pelo muito que temos." Lembra o bardo Shakespeare.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41) 3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]