Os cineastas Fábio Barreto e Daniel Tendler já testaram cinqüenta atores para viver o papel-título do filme Lula, o filho do Brasil, roteiro de Denise Paraná, doutora em História pela USP. Até agora, não conseguiram ninguém com carisma suficiente. Por enquanto, só Glória Pires garantiu o papel de dona Lindu, a corajosa mãe do presidente Lula, que migrou desde o agreste Garanhuns até Santos, com os cinco filhos e o marido. Os produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto garantem: "Este não é um filme chapa branca". Com orçamento de R$ 15 milhões, fica pronto em um ano.
Resgate do Paraná espanhol
Vera Mussi, secretária da Cultura, desenvolve projeto cultural que vai permitir escavações arqueológicas nas missões guaranis no Paraná. Junto ao Rio Paranapanema existiram reduções jesuíticas: Santo Inácio Mini jaz sob a terra; escondida entre plantações de soja, Santa Maria do Iguaçu está sepultada nas sombras da floresta do Parque Nacional das Cataratas. O tema foi discutido na semana, em seminário internacional, em Curitiba. A propósito, a nossa Casa da Memória guarda dois preciosos livros do jesuíta padre Montoya (1585-1652), adquiridos para Curitiba pelo prefeito Greca, em 1996. Comandante de 15 mil guaranis na luta contra bandeirantes paulistas, Montoya publicou-os em Madri, em 1638, para sensibilizar a Europa cristã em favor do povo guarani.
Caçador de cores
Um apaixonado pela arquitetura e pela luminosidade, o estilista japonês Issey Miyake baseou sua nova coleção no traço de Oscar Niemeyer e na exuberância da natureza brasileira. Mandou como precursor ao Brasil, seu designer Fujiwara, que depois de pesquisar, extasiado, mais de 3 mil referências de cores, criou estamparias em verdes amazônicos, amarelos da Mata Atlântica, combinando com tons terrosos da nossa notável natureza. As linhas curvas da coleção, mostrada em tecidos plissados, foram inspiradas em Niemeyer. Paris, Milão, Tóquio, aplaudiram. E Miyake, que vive em Tóquio, numa eletrizante torre futurista de 52 andares, comemorou.
Champagne
Amanhã, champagne no lançamento da RPC Digital, na sede da TV Paranaense, na Vista Alegre em Curitiba.
*** O médico Odin Ferreira do Amaral Neto distribui convites de casamento com Juliana Mello de Araújo Brito, na Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral, dia 21 de novembro, com recepção no Country.
*** Sábado, Maria Cecília Munhoz da Rocha promove jantar beneficente pró-Apade, em apoio ao diabético juvenil.
*** Entre os que brindam aniversários: Paulo Salamuni, Suely Duleba, Cândido Alves de Souza, Christiane Trombini, Julia Miranda.
*** O vice-presidente José Alencar brindou seus 77 anos no Rio. O deputado Rodriguinho Rocha Loures lá esteve para abraçá-lo. Alencar inaugurou centro de inovação têxtil, na Firjan, e mereceu champagne.
*** Marlene e Antonio Tomasi celebraram bodas de ouro, com linda festa no Palácio Garibaldi.
*** Mestre de pintura a óleo, Celso Coppio comemora duplo sucesso: novo site e atelier de educação artística, agora também para crianças.
*** Em SP, Alexandre Caiado brindou com o sommelier Patrick Neufville, em sua notável adega.
*** O arquiteto Ivan Wodzinsky agora é professor de planejamento de hotéis, no Centro Europeu.
*** Todos vestiram preto na noite Smirnoff Black, no Café de La Musique, quinta, que teve até uma dançarina performática.
Vaivém
Domingo, Eduardo Salamuni recebe 3 mil participantes em Congresso Brasileiro de Geologia.
*** Hoje, Munish Nirav fala sobre a Índia e seus mistérios, no Centro Himalaias. Hoje também, Charif Hammoud fala sobre Negócios e o Mercosul, no Tribunal de Contas, a convite de Nestor Baptista. Hammoud é o diretor da mais encantadora, perfumada e famosa loja de Ciudad del Este, a Mona Lisa, destino de nove entre dez paranaenses abonados em temporada de compras no Paraguai
*** Amanhã, no Country, cupping de cafés especiais, em degustações comentadas.
*** Rosemara Ribeiro veio da Alemanha, cantar "Canções Ciganas", de Brahms, e canções de George Gherswin, na Capela Santa Maria.
*** Empresários paranaenses vogam na Feira de Cantão, na China, e no Sial de Paris, voltado para a alimentação.
*** Neusa Coelho voga em Nova Iorque, em temporada de musicais e compras de Natal.
*** Carlyle Ávila apreciou delícias da cozinha japonesa, no Yumê, na semana. Ali também, o diretor da ABCR, João Chiminazzo.
*** É justo que o acesso a Guaratuba tenha dois pedágios? Um, no limite de Tijucas do Sul com S. José dos Pinhais, outro na divisa do Paraná com Santa Catarina. Pode?
* * * * * *
Serviço
Até terça. É o que temos. "A agressividade, quando vitima alguém, volta como um bumerangue para a cabeça do agressor", lembra, com razão, um leitor à coluna.
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com
Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Deixe sua opinião