A nova secretaria da Presidência da República, Secretaria de Ações a Longo Prazo, que tem como titular o ex-concorrente do presidente Lula, professor da Universidade de Nova Iorque, Mangabeira Ungert, ganhou uma sigla, no mínimo, peculiar: S.E.A.L.O.P.R.A.
O "blend" do Iguaçu
Lançada a cachaça "Quaty", anunciada como "o blend" do Iguaçu. Boa idéia, geradora de empregos e renda, da Cooperativa dos Produtores do Oeste do PR de Toledo. A marca apropria o simpático mamífero, símbolo do Parque Nacional do Iguaçu.
A unificação ortográfica
Vamos ter de reaprender a escrever o português. Tarefa difícil, a grande maioria não sabe. E quem sabe, duvida e sempre consulta o dicionário. A escrita padronizada para todos os usuários da última Flor do Lácio, nos oito países signatários, através o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, é também uma vitória do filólogo brasileiro Antônio Houaiss, já falecido. A nossa é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. Com as novas modificações, 1,6% do vocabulário de Portugal sofre alterações.
Lipoaspiração no português
No Brasil, apenas 0,45% das palavras mudam sua ortografia. Nosso alfabeto passa a ter 26 letras, acrescenta "k", "w", "y". As paroxítonas terminadas em "o" duplo não terão mais acento circunflexo. Em vez de "vôo", "voo", assim mesmo, sem acento. Cai o circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "ler", "ver" e seus decorrentes, ficando correta a grafia "creem", "leem" e "veem". Cai também o trema. O acento diferencial de "pára" (verbo) de "para" (preposição) também cai. O acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas desaparece. Fica assim "assembleia", "ideia", "heroica". "A frequência com que eles leem no voo é heroica. E ninguém para". Assim vai ficar a nova ortografia, que hoje estaria grafada com, pelo menos, cinco erros. Até o computador vai resistir a adaptar-se à nova ortografia, uma lipo, digamos assim, no português.
Champagne
* Iara e Antonio Anibelli comemoraram com champagne, no Ile de France, 35 anos de casados. Em outra mesa, Marta Moro ergueu a taça Pommery brüt para celebrar seu aniversário, ao lado de Marlus. Adiante, Alicinha e Wilson Baduy também comemoravam as delícias preparadas por Clara Chao Decok. *** Em outra mesa, o cônsul da Grécia Constantino Comninos contava que escolheu Fidípides o primeiro maratonista referido por Heródoto para patrono da medalha atlética que seu consulado instituiu. Como vocês sabem, Fidípides foi o heróico soldado ateniense enviado a buscar ajuda de Esparta, contra os persas, na Batalha de Maratona. Sua vitoriosa corrida inspirou a maratona moderna, na Olimpíada de Atenas, em 1892. Percurso de 42 km que também fez a glória do nosso Wanderlei de Oliveira, de Cruzeiro do Oeste, nos Jogos de Atenas, em 2004. Wanderlei leva nossa bandeira no Pan. *** Brindam aniversários: Raquel Lenz César, Márcia Abujamra, José Maria Müller e padre Kleina, felicíssimo com a conclusão das obras do Santuário do Carmo do Boqueirão, sagração marcada para 15 de julho.
Fumar custa caro
O hábito de fumar durante o horário de trabalho começa a custar caro para o usuário, no Primeiro Mundo. Na Europa, indústrias italianas estão cortando o salário de funcionários fumantes para compensar o tempo gasto fumando, em média, 60 minutos de trabalho por dia no exercício do vício, dizem as pesquisas sobre o tema. As empresas politicamente corretas afirmam: "Nossa maior preocupação é com a saúde dos funcionários e não somente com o comprometimento da produção". Mas, na realidade, as empresas estão também preocupadas com sua saúde financeira, vocês não concordam?
Zoom-zoom
* Hoje tem "Terça com Arte", no teatro do MON, com Orquestra de Violões da Embap. *** Emudece o piano de cauda no hall do shopping Crystal. Sofrem os clientes de bom gosto, habituados a ouvir os suaves acordes da pianista Elizabeth Rech que, acompanhada pelos dois filhos ao violino, era uma pausa de harmonia na atribulação do cotidiano. Piano e pianista trocados por um vulgar telão. Coisa que não aconteceria em Nova Iorque. Para onde irá nossa pianista Elizabeth e sua alma de artista? Elizabeth pode ser contatada no (41) 3024-3386, para apresentações em ambientes de bom gosto. *** A estátua de bronze do "Gaúcho", símbolo do RS, mudou de lugar, em Porto Alegre. Com a construção de dois novos viadutos na Avenida dos Farrapos, não ficava bem abrigar o herói debaixo da ponte. *** A Julie Burk lança nova colônia e loção hidratante, com notas de bergamota, cassis e pêssego, e uma pitada de baunilha. *** Amigos de Helena Kolody distribuem, gratuitamente, nos terminais de ônibus, fragmentos de seus poemas. A poeta vive, eternizada nos seus versos.
É o que temos. Até terça. "Não desperdice lágrimas novas em tristezas antigas", lembrava sempre Eurípides
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano