Rolândia pode entrar no mapa dos municípios produtores de vinho no Brasil. A poderosa Corol, cooperativa agrícola local, firmou convênio com a Embrapa para testar a ambientação da uva BRS Carmem, no Norte do PR. Essa variedade, de colheita tardia, está sendo usada na serra gaúcha, com sucesso,na produção de vinhos. Já contamos, em nossas terras cálidas, com os vinhedos de Marialva, onde os cachos têm dimensões portentosas, dignas do paraíso terrestre. Infelizmente, o sabor ainda é muito distante do Éden, ou de Canaã, a terra prometida.
Crise lá, consumo cá
"Grande parte dos "adoradores" de Obama, são os mesmos "odiadores" dos EUA. Agora, com um César negro identificado com as utopias, ficaremos órfãos do Mal", escreveu Luiz Felipe Pondé, referindo-se à eleição do presidente Obama.
***"Esse sistema capitalista ruiu como um castelo de cartas e com ele veio abaixo a fé dogmática no princípio da não-intervenção do estado na economia". Disse o presidente Lula nas reuniões do G20, em SP e Washington..
*** Aqui, a crise não chegou. "Chegou apenas o Beaujolais Noveau", disse o enólogo Luís Groff, quinta, no Ile de France, em noite regada ao vinho do outono francês. Em outra mesa, Juca Brandalise, ao lado de sua Cristina brindava aniversário e, por telefone, sabia da bolsa de futuros de Chicago, falando com o filho "trader" que mora lá.
*** A coisa anda mesmo preta na Europa. Até monsieur Clovis Taittinger, um dos herdeiros da famosa vinícola, desde 1734 na região francesa da Champagne, veio até aqui promover seus produtos, em jantar de 60 euros...
Samurai do traço
Empobrece culturalmente o Paraná, com o repentino falecimento de Cláudio Seto, aos 64 anos. Em 1993, quando dos 300 anos da cidade, o cartunista nos legou genial "História de Curitiba em quadrinhos" e bela obra. Ritual budista marcou, domingo, sua partida.
Vaivém
Cadgies vestiram vistosos sombreros no "green" do Country, quando Rafaela de Aguirra Pilagallo foi anfitriã da Taça México de Golf. O cônsul Guillermo Hidalgo Trujillo trouxe os prêmios e a tequila. Só faltaram os mariachis.
*** O senador francês Jean Besson almoçou no Palácio das Araucárias para tratar do ano da França no Brasil, em 2009 no MON.
*** Hoje, no Centro de Letras, Elisio Marques fala sobre o arquiteto italiano das igrejas de Curitiba, João de Mio, avô dos Geara, Gláucio e Amadeu.
*** Companheiro de Amir Klink em viagens, o fotógrafo Carlos Stroppa, a convite dos Casillo, mostra no Solar do Rosário, imagens de desertos sulamericanos, desde o escaldante Atacama, à gelada Antártica
*** Acompanhada do namorado carioca, charmoso jornalista Roberto DÁvila, a loiríssima ministra do STF, Ellen Gracie, vem de Brasília, sexta,receber cidadania honorária do PR.
Champagne
Hoje, felizes, sob fogos de artifício, Fernanda e o prefeito Beto Richa recebem no Castelo do Batel, abrindo seu "Natal Encantado", enquanto preparam a candidatura dele a governador. O piloto Raul Boesel conduz, num Porsche vermelho, Papai Noel. Uma elegante senhora me confessou: "Se o Papai Noel trouxesse o Raul Boesel, seria mais interessante..."
*** Quinta, Celso Coppio espoca champagne, em vernissage de alunos.
*** No Ile, Marli e Douglas Borcath celebraram aniversário de casamento com familiares. Os Parigot de Souza, Geni e Luiz Antonio, também, ao lado dos pais dele, Dilma e Luiz Antonio.
*** Livrarias Curitiba brindam 45 anos.
*** Hoje, no Curitibano, o lançamento do livro biográfico da saudosa compositora Hermínia Lopes Munhoz (Dona Maninha), de autoria do bisneto Alessander Age. "Vovó executava, com maestria, ao piano, inédito noturno de Brasílio Itiberê que, aliás, era seu primo", conta a neta Neidi Munhoz Gleich.
*** Ontem, a Bazaar brindou com champagne rosé o advento do Natal, a ambientação criada por Márcia Almeida, da Villa Sierra, também anfitriã.
*** Champagne no Country: Albinha Leão Buck brinda, quinta, 20 anos da BPW.
*** Entre violinos húngaros, véus, xales, pandeiros, fogos, sortilégios e magia, Florlinda e Nadim Andraus recebem em noite cigana, dia 13, para retribuir convites.
*** Amanhã, champagne no Clube Curitibano, na festa de Maria Pia. A escultora Elizabeth Titton assina os troféus "Solidariedade e Glamour".
*** Amanha, no Rio, Lily Marinho recebe para jantar, em honra da rainha Silvia da Suécia.
* * * * * *
Serviço
Até terça. É o que temos. Fale conosco, opine, mande notícias, pelo e-mail: margaritasan@msn.com. Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe