Zoom zoom
No lado argentino do Rio Iguaçú, graciosa composição ferroviária o trem das Cataratas recentemente restaurada, serpenteia entre sibipirunas, filodendros e canafístulas, seguindo , à sombra da mata fluvial, o vôo das araras, tucanos e baitacas, até o alumbramento final, diante das quedas de água. Vale a viagem. *** "A seda é para o corpo o que os diamantes são para as mãos" . Com a citação do grande Oscar de La Renta, Glicínia Setenareski anuncia, até 24 de fevereiro, liquidação para renovar estoque, na sua tecelagem artersanal "Casulo Feliz", 44-3226-1580, em Maringá. *** O maior problema para o turismo no Brasil é a nossa imagem sempre atingida negativamente, quando turistas são assaltados, a maioria deles em cidades à beira-mar. O Rio tem sido o triste campeão nos enredos da suprema bandidagem. Pior mesmo só no filme "Tourist", lançado nos EUA. Ali, visitantes do Brasil, além de assaltos, são submetidos a convívio com toda sorte de prostituição, traficantes, e até são seqüestrados por uma quadrilha comerciante de órgãos humanos para transplantes. Haja investimento do governo federal capaz de desmanchar a má fama. *** O preto, o marinho, o verde, os marrons, e os mesclados em cinza, as cores da moda do inverno. O brilho aparece prateado e dourado. As camisas masculinas em riscas de giz, diz a Le Lis Blanc, que entende de moda. *** Os 25 mil descendentes de espanhóis do PR votam, dia 25, para eleger o novo Conselho de Emigração, no Consulado do Reino da Espanha. Diz Cayo Martin que, através do conselho, os descendentes de espanhóis podem reivindicar direito de pensão não contributiva, seguro saúde, cidadania espanhola para filhos e netos. "Adelante, espanholes".
Começa domingo, dia 18, o ano do javali, ou do porco, no horóscopo chinês, com um boom de nascimentos na China. Os chineses acreditam que as crianças nascidas nesse signo, são cheias de boas qualidades: corajosas, justas, solidárias, ingênuas, inteligentes, firmes. Capazes de gerar grande riqueza e obter sucesso na vida. Por conta disso, cresceu 20% o número de casamentos na China em 2006.
Ano-novo chinês
Com o boom econômico da China, onde florescem nossas relações comerciais, é oportuno sabermos mais dos costumes daquele país de tradições milenares. O ano-novo é o maior feriado chinês, todos viajam para visitar parentes. A virada do ano dá muito trabalho aos chineses: o preparo de comidas especiais algumas levam vários dias para ficarem no ponto, e os peixes, símbolo da fartura, não podem faltar à mesa. Os fogos de artifício, aliás, inventados na China, fazem parte da festa.
O homem mais velho da casa presenteia as crianças com dinheiro, colocado em envelopes vermelhos. O mimo não pode ser aberto na hora da entrega. É falta de educação, no Oriente, abrir presentes diante dos outros.
A hora da faxina
É importante preparar a casa: jogar fora todas as coisas inúteis, encalhadas, estragadas e decorar as portas com augúrios de prosperidade, em vermelho. Todo mundo compra roupas novas. Imagine 1 bilhão de pessoas indo às lojas. O dourado, o vermelho e o azul, são as cores favoritas do final do ano chinês. As mulheres usam o dourado, combinado com o vermelho, os homens, azul-marinho. Já que todos nós precisamos de bons augúrios, que tal fazer uma faxina por aqui também?
Bonjour, France
Resultado da viagem do governo do Paraná à França, em dezembro, chega a Curitiba, domingo, missão empresarial francesa da região Rhône-Alpes. O senador Jean Besson, que lidera o grupo, diz que vêm trocar tecnologia em educação, tratamento de água potável, informática, petroquímica, agro-alimentos, armas e equipamentos de segurança. Rodadas de negócios, no Cietep.
Queixa ao bispo
Sumiu misteriosamente da Igreja da Ordem a "Ressurreição de Cristo", óleo sobre tela de 54 x 73 cm, a 15.ª estação dos "Passos da Paixão", pintada em 1982, por Luís Carlos de Andrade de Lima.
A triste descoberta é da viúva do mestre, Maria Lúcia, na pesquisa para a retrospectiva do grande artista, que o Museu Oscar Niemeyer mostrará a partir de 29 de março. Maria Lúcia indaga o paradeiro da tela à Fundação Cultural de Curitiba e à Mitra, guardiãs do Museu de Arte Sacra da Igreja da Ordem. Sem respostas, apela por informações para arte@andradelimaarte.com.br.
E promete sigilo. A Via Sacra, da qual restam outras 14 telas, foi entregue em comodato, à Arquidiocese de Curitiba. Entre os personagens bíblicos, Andrade Lima imortalizou seu auto-retrato, mais o do velho reitor da Ordem, o padre espanhol Júlio Pereda, ambos já falecidos.
Champagne 1
Amanhã, 14 de fevereiro, é Dia de São Valentim, Dia dos Namorados no Primeiro Mundo. Vale também comemorar aqui. Afinal, é sempre bom brindar o amor, mesmo que o dia oficial dos enamorados seja na véspera de outro santo, o milagroso Santo Antonio, nascido em Lisboa, e que viveu na Itália, em Pádua, famosa pelo seu santuário. *** Brindam aniversários: Fernanda Richa, Solange Trombini, Giovanni Muffone. Regina e Orlando Pessuti espocaram champagne para brindar a formatura do filho Bruno, agora engenheiro. *** Rodolfo Doubek, que recebe, sem festa, cumprimentos hoje pelo aniversário, faz o projeto Portinho dos Siris, restaurante da cooperativa de pescadores de Antonina, iniciativa de Lúcia Arruda, no Provopar. *** Coquetel hoje, no Crowne Plaza, para as despedidas de Danilo Ribeiro e boas-vindas ao novo gerente-geral, Marcos Costa.
Champagne 2
O famoso Budha Bar de Paris vai abrir em março, em SP, que decreta o fim da creche para os filhos de funcionários da Daslu, que não gostaram nada da idéia. Já os paulistas elegantes vão poder usufruir da lounge music, instalada diante de uma imensa estátua de Buda, que exige pé direito de mais de dez metros. *** Tatianna Bove e Rafael Iatauro receberam em seu novo endereço, para elegante jantar, quarta. Mesa dos deuses: champagne Taittinger rosé, vinhos Brunello di Montalcino, salada de endívias com queijos brie, mel, ovas de salmão, deliciosa muqueca arrematada por farinhas de dendê, souflé de goiabada ao creme de queijo. No cenário, telas de Sérgio Ferro, Cícero Dias, e "Vista do Sena, 1932", raro De Bona, que aliás, nomina o belo condomínio, na encosta do Parque Tingui. Ali, lamentáveis o abandono e a escuridão do Memorial Ucraniano, desleixo da prefeitura, num bairro com um dos mais altos IPTUs da cidade, comentavam os convidados acolhidos pelos impecáveis anfitriões, à beira da piscina coberta de vidros sanfonados.
É o que temos. Até Terça-feira Gorda, em pleno Carnaval. "O pessimista queixa-se dos ventos. O otimista espera que mudem. O realista ajusta as velas", escreve o leitor Luiz Fernando de Paula.
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 Fax (41)3324-4002
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião