Na mais famosa favela do Brasil, a Rocinha, no Rio, os antigos barracos só vivem na lembrança dos nostálgicos. Foram substituídos por edifícios. Levantamento do Ministério das Cidades arrola 6.864 prédios de apartamentos no morro Dois Irmãos, a maioria com três andares. Pasmem: 1.444 edificações têm quatro pavimentos, 440 têm cinco, 110 somam seis. E não fica por aí: 35 prédios chegam a sete pavimentos, cinco alcançam oito, dois somam nove andares. A taça carioca de ousadia em construção abusiva na encosta fica com um prédio de 11 andares chamado pelos cariocas, com bom humor e propriedade, Empire States, com 77 apartamentos, sete por andar. Que tal?
Guerra do trânsito
"Enquanto a guerra do Iraque registrou 24 mil óbitos em 2006, as mortes de trânsito no Brasil foram 25 mil", disse o coronel Davi Pancotti, diretor do Detran. Aqui, dos 1.540 óbitos registrados, o trânsito matou 388 jovens, entre 18 e 29 anos, sendo drogas, "balas de discoteca", álcool, as principais causas. Pancotti agora busca parcerias com os grêmios estudantis em programas de educação preventiva.
Exames eletrônicos
O Detran prepara provas eletrônicas, a serem aplicadas via internet, para primeira habilitação e renovação das carteiras de motorista. O resultado, instantâneo, não prescinde dos exames práticos de trânsito nas ruas e baliza, o pesadelo dos barbeiros.
Coelho fertilíssimo
A nova edição do Guiness Book, o livro dos recordes que será lançado neste mês, traz Paulo Coelho enquanto o autor que autografou mais traduções de uma obra, em uma única sessão.
Na Feira de Frankfurt, Alemanha, em 2003, Coelho assinou 53 edições de seu best-seller "O Alquimista", cada edição traduzida para uma língua diferente. Paulo Coelho já vendeu 85 milhões de livros em todo o mundo, para alegria sua e desespero de seus críticos.
Matula voadora
Para voar de SP a Milão, a TAM usa um antigo MD 11, que já pertenceu à Varig. A tripulação dá visíveis mostras de não conhecer o equipamento, passando insegurança aos passageiros. Que saudades da antiga Varig. Na executiva, menu do chef francês Daniel Bondoux, do La Bourgogne, restaurante do Grand Hotel Alvear de Buenos Aires, com filial em Punta del Este. Entre os pratos, inspiração do sertão brasileiro: queijo de coalho com geléia de pêras, carne seca com abóbora e macaxeira, goiabada cascão com torta de queijo.
***
Zoom-Zoom
Champagne
Hoje, o jornalista Adherbal Fortes de Sá Jr. toma posse na cadeira número 30 da Academia Paranaense de Letras, que tem por patrono Emiliano Perneta. Vem aí bela peça de oratória do novo acadêmico, que, além de bom caráter, é dono de um dos melhores textos do Paraná. Imperdível a ocasião também, porque Ernani Buchmann faz a saudação a Fortes de Sá. No Teatro HSBC, com champagne.
*** Brindam aniversários: Carlos Marés de Souza, Maria Helena Canet, Lúcia Arruda, Sonia Zanetti. Roberto Duailibi brinda o seu em SP.
*** Segunda, no Ile de France, dois acrobatas do Cirque du Soleil aproveitaram o descanso da companhia para brindar com champagne, aniversário de casamento.
*** Giovanni Araldi, depois de vogar na China em busca de rochas orientais para a Michelangelo, visita a feira Marmomac de Verona, na Itália.
*** Champagne no Copacabana Palace comemorou o final feliz da longa novela jurídica pelo arrendamento do Hotel das Cataratas. Os Sherwood finalmente assinaram o contrato. Ganha o Paraná, incluído nos roteiros turísticos "seis estrelas" Orient Express.
*** Maly Willer foi a Londres brindar o nascimento de suas netas gêmeas, filhas de Marina, que lá reside.
Secretaria do continente
Com esse título pomposo e superlativo, a prefeitura de Florianópolis batizou singular secretaria, criada para evitar a emancipação política de parte do território municipal, antes da ponte Hercílio Luz. Seus domínios não compreendem todo o continente americano, como o nome sugere, mas apenas o Estreito, a caminho da ilha, espremido entre o mar e S. José da Terra Firme.
Dom Pérignon estrelada
Desde o século 17, os chefs de caves de champagne selecionam as melhores garrafas de cada safra, para deixar envelhecer até atingir o máximo de sua excelência. A Dom Pérignon escolheu a safra de 1993 para sua edição especial chamada OEnothèque/93. Karl Lagerfeld, estilista da Chanel produz a campanha, estrelada pela top alemã Claudia Schiffer, ícone dos anos 90. Que, aliás, está em plena forma, conforme esta repórter pôde ver num dos desfiles de Valentino em Roma, em julho.
É o que temos. Até terça. "O cínico é um homem que conhece o preço de cada coisa e o valor de nenhuma", dizia Oscar Wilde.
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002Repórter: Margarita Sansone
Deixe sua opinião