A notícia interessa, sobremaneira, a hospitais, postos de saúde, UTIs, laboratórios, lugares onde a assepsia é necessária e primordial. O Instituto de Tecnologia Industrial (INTI) da Argentina conseguiu desenvolver pintura com propriedades bactericidas que, diz o professor Carlos Alberto Moina, responde em 99,5% de resultados. Os engenheiros químicos utilizaram um látex comum, e nele alteraram alguns dos 30 componentes, através da modificação de pigmentos, com técnica desenvolvida pelo INTI, por meio das pesquisadoras Monica Pinto e Alejandra Vorobey. A formulação seria inócua para o ser humano, mas letal para colônias de microorganismos. A mistura bactericida poderia ser acrescentada, mesmo em pinturas em pó, dizem. Os argentinos estão finalizando os estudos bacteriológicos, enquanto tramitam a regulamentação da patente, pois esperam ter o produto industrializado ainda neste ano. Para saber mais: 4724 62000, ramal 6339, em Buenos Aires.
A Toyota "leite quente"
A instalação de fábrica da Toyota na Grande Curitiba segue sua trajetória. No dia 21 de maio, a empresa japonesa dá mais um passo importante para sua aterrissagem aqui. A expectativa é grande e nossa notícia, um furo nacional, agitou os grandes jornais. A coluna agradece o respeito dado ao nosso crédito pela mídia nacional.
Carmo, sem hospital
Fechado há mais de dois anos, o Hospital do Carmo deixou aproximadamente 300 mil habitantes dos bairros Hauer, Boqueirão e Carmo, sem um pronto atendimento. É lembrar que o hospital mais próximo fica a 10 km. O proprietário do Hospital do Carmo, o médico Niazy Ramos, diz que a situação se deve a problemas pessoais e políticos. Enquanto processos se arrastam na Justiça, sofrem mesmo os moradores da região que clamam, em e-mail, pela reabertura do hospital.
Tropa de elite, o filme
A trajetória do cineasta José Padilha sete filmes em seis anos que teve no documentário "Ônibus 174" seu trabalho mais aclamado, tem agora, em fase de montagem, a ficção "Tropa de Elite". Padilha, formado em administração, economia política, literatura inglesa e política internacional, em Oxford, fala da violentos, das favelas, de como os batalhões de operações especiais se tornam violentos, e estes homens, estigmatizados. No meio das filmagens, cinco pessoas da equipe foram seqüestradas por traficantes armados, num carro que transportava armas cenográficas. O filme parou e não pararam aí as dificuldades, vencidas, com garra, pela equipe. Padilha é neto de paranaenses, Raquel (Carneiro) e Ivan Amaral são seus avós, e filho de Alice Amaral Padilha, também curitibana. "Tropa de Elite" vai ser lançado em outubro.
Palácio Duhau
Quem vai a Buenos Aires não pode deixar de conhecer o novo hotel Palácio Duhau. Seus espaços soberbos, sua bela coleção de arte, que inclui pinturas de Guillermo Roux, esculturas de Alberto Díaz, murais de Juan Planas, gigantescos lustres e notáveis candelabros de cristal. A bilblioteca, o bar, onde inclusive são permitidos charutos, e os jardins que ligam a Avenida Alvear à Calle Posadas, em declive, são um capítulo à parte no hotel que merece ser visitado. Um dos orgulhos da cadeia Park Hyatt, que oferece também um hotel em Mendoza, capital das vinhas argentinas, e berço de renomados vinhos.
Champagne
*** Abre hoje a mostra fotográfica que comemora os 90 anos da Cruz Vermelha do Paraná, no Crystal. Lauro Grein recebe os cumprimentos. *** Brindam aniversários: padre Reginaldo Manzotti, Alex Beltrão, Carol Caron, Gustavo Mussi Augusto. *** Os Abujamra comemoram: o Anuário Exame revela que a Rede Mabu Hotéis e Resorts ocupa a 46.ª posição no ranking das 70 maiores empresas do setor, incluindo companhias aéreas, agências de viagem, operadoras de turismo. Ponto para o turismo no Paraná. *** Maristela e o governador Requião não cabiam em si de felicidade, ao ver a filha Roberta receber sua inscrição na OAB, sexta, em Brasília. Agora, Roberta advogada, põe banca na capital federal. *** Amanhã, coquetel do Fashion Forest, no ParkShopping Barigüi. Ontem, os vencedores do prêmio João Turin mostraram sua moda.
Zoom-zoom
Antes de embarcar para a Europa, em férias, Oriovisto Guimarães inaugurou seu piano de cauda Steinway, D Grand Concert. Considerado um dos melhores do mundo, o piano é confeccionado com oito tipos de madeiras, em cuidadoso processo artesanal, com 12 mil peças, que levam 12 meses para serem montadas, no conjunto de madeira de lei, que pesa 650 quilos. A marca existe desde 1853. O concerto levou a música de Brahms, Beethoven, Chopin, Schubert e Villa-Lobos, ao UnicenP. *** O ministro Gilmar Mendes e a advogada paranaense Cibele Knoerr foram os palestrantes da Editora Saraiva, em SP, sobre o tema "Controle de Constitucionalidade". *** Vera Mussi voga em férias entre Lima, Cuzco, Arekipa e Machupichu. Encantada com a cultura dos incas. *** A professora Cecília Westphalen merece homenagem na comemoração dos 150 anos do Arquivo Público do PR, amanhã. Ali, exposição revela a obra e a notável herança da mestra, já falecida. *** Sábado, o mundo vai lembrar milhões de vítimas de acidentes e doenças do trabalho. Diz o engenheiro de segurança do trabalho, Nelson Baraúna, que 2,5 milhões de trabalhadores morram, hoje, em decorrência de doenças relacionadas ao trabalho. *** Marina Amaral Simonnot prepara o lançamento de seu livro de memórias "Olhos de Fumaça", que terá concerto de João Carlos Martins. Traz muitos amigos do Rio, onde vive, para a apresentação dia 16 de maio, no Castelo do Batel.
É o que temos. Até terça. "Eu, que jamais me habituarei a mim, queria que o mundo não me escandalizasse" Clarice Lispector (1920-1977). Hoje, no Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, em SP, a mostra "A Hora da Estrela", rememora a escritora.
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.com
Tel. De Zoom (41)3324-4000 / (41)3324-4002(fax)