Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Zoom

Pó azulzinho

Vídeo: | RPC TV
Vídeo: (Foto: RPC TV)

A Vigilância Sanitária de SC fechou um dos mais famosos restaurantes de frutos do mar de Florianópolis, exatamente aquele que prometia, entre os quitutes oferecidos, fabulosas "ostras afrodisíacas". Foram ver, e não é que o chef pulverizava as carésimas ostras com pozinho de Viagra? Depois de uma refeição com as "ostras a viagrette", os clientes já estavam preparados para enfrentar qualquer apagão de aeroporto, dentro dos ditames daquela ministra.

Biodiversidade surpreendente

Hospedados no belíssimo hotel Ikapê, em Monte Alegre, todos foram surpreendidos,ao café da manhã, pela tranquila visita de um puma dourado, rajado de negro,a espreguiçar-se nos jardins, defronte à varanda. "São os nossos corredores de biodiversidade, fruto da mata nativa de araucárias, nogueiras e imbuias, conservada entre os mosaicos de pinus e eucaliptos do reflorestamento", explicou Maria de Lourdes de Araújo Castro, hostesse do Ikapê, acostumada à vizinhança pacífica dos felinos.

Mino insiste em pensar

"O bom jornalismo é fidelidade canina à verdade dos fatos, exercício do espírito crítico, e fiscalização do poder", sentenciou em palestra no MON, Mino Carta, jornalista, resistente democrático nos chamados anos de chumbo. Tive o prazer de trabalhar com ele e seu saudoso irmão Luís Carta, na IstoÉ, na Vogue e em outras publicações da Carta Editorial. Mino vê três tragédias na História do Brasil: a colonização predatória, a escravidão e o golpe militar de 1964. "Apesar de tudo, insisto em pensar. Sou adepto de Gramsci: pessimismo na análise e otimismo na ação".

Relaxado e divertido

No seu périplo de segunda divisão, antes de seguir para Fortaleza, o presidente do Coritiba, Giovani Gionédis, saiu de casa, em Curitiba, no final da tarde de quarta. Só chegou a Londrina às 5 e meia da manhã de quinta, vítima do descontrole do tráfego aéreo nacional. No desembarque, na capital do café, ouviu um espirituoso passageiro, que ainda conseguiu manter o bom humor e relaxar, dizer à atendente da TAM: "A Companhia já tem o cartão fidelidade. Nós, passageiros, deveríamos exigir um outro cartão. O infidelidade TAM , com créditos compensadores pela agonia, estresse, incertezas, e percalços aeroportuários". A idéia foi aplaudida.

Fórum global

A paranaense Deisi Kusztra, presidente mundial da World Family Organization fala, nesta semana, em Viena, na Áustria, no Fórum Global sobre Reinvenção do Governo, promovido pela ONU. Deisi convidou a OAB-PR para acompanhar os debates. O objetivo do Fórum é reforçar a capacidade dos Estados em melhorar sua governabilidade e aumentar a confiança da população. Sonho dourado de qualquer dirigente pós-moderno.

Respeito ao leitor

"Ai dos que empobrecem a vida, na louca ilusão de enriquecê-la", dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, lembrado pela leitora Lívia Lacerda, a propósito "da supremacia dos tratores e automóveis sobre as árvores abatidas no Batel, a pracinha transformada em via expressa, pela insensibilidade de algumas autoridades."

Champagne

* Revoada rumo Florianópolis, para as bodas de ouro de Dircéa e Mário Petrelli, sábado. *** Brindam aniversários: doutora Marita França, Bernardo Caron, o médico Carlos Greca de Macedo, Túlio Vargas, Isaura Müeller, Ana Cristina de Castro, Rodrigo Rocha Loures, monsenhor Aleixo de Souza. *** Com brunch, sábado, Flávia e Waldir Assis brindaram o escultor mineiro Marcos Benjamin, na Casa de Pedra daquele bairro da pracinha mutilada.*** Aymoré Raizer brindou aniversário: champagne na Alcaçuz do shopping do Bosque seguida de jantar em casa. *** Rita Cooper Mylla escolheu comemorar o seu, com um jantar no Country, só para mulheres. *** Paula Pimentel Mussi passou longe da hospitalar louça branca quadrada, unanimidade das tribos "clean". Noiva clássica e de bom gosto, sua lista de presentes de casamento com Alexandre Curi, na Bergerson, contempla porcelanas creme, frisadas em ouro, pratarias de griffes famosas, cristais fidalgos, sem esquecer o famoso Baccarat.

Nova Monte Alegre

A Klabin amplia sua indústria na península sobre o rio Tibagi defronte a Telêmaco Borba. Megainvestimento de 2,2 bilhões de reais viabiliza aquela que será a décima fábrica de embalagens industriais do mundo. Para minimizar o impacto da chegada dos 5 mil operários, a pedido do presidente da Cohapar, Rafael Greca, a Klabin será parceira na construção de um Bairro Novo com 4 mil casas, abrindo mão de 33 hectares de reflorestamento. Na semana, o engenheiro Greca e o diretor da Caixa, Roberto Backamnn, estiveram lá a trabalho. Recebidos por Bernardo Klabin, vindo do Rio, pelo engenheiro Francisco Razollini, vindo de SP, e por Arthur Canizares, diretor local, em presença de vários engenheiros escandinavos do consórcio da construção.

Zoom-Zoom

O inesperado fechamento da fábrica Formatex surpreendeu arquitetos, estilistas de cortinas e noticiáveis. Tecidos, encomendados e pagos, tiveram que ser substituídos por artigos ainda existentes nos estoques. Compatibilizar novas cores, motivos, tecidos, estampas e metragens, dentro do que sobrou, "foi uma lou-cu-ra!", segundo um decorador ensandecido. *** Vilma Slomp mostra 50 fotos no Museu da Fotografia de Curitiba. *** Rogério Dias mostra sua arte, pássaros refletidos em luz colorida, na Jaime Reis, 134. *** Hoje, na Fiep, debate sobre oportunidades de negócios com o Egito. Recentemente, o Paraná recebeu a visita do eficiente embaixador daquele país, acompanhado de sua bela mulher. ***Silvia Valente, sempre elegante, vogou por aqui com o marido, o não menos elegante embaixador Leite Ribeiro. Embarcaram, relaxados, para o Rio, depois de uma visita ao podólogo Fidelus Francener, que atende nove entre dez noticiáveis curitibanos.

É o que temos. Até terça. Fale conosco pelo: margaritasan@msn.com Tel. de Zoom: (41) 3324-4000 Fax: (41) 3324-4002

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.