Para marcar seu primeiro ano de casados, depois do réveillon passado entre as pirâmides do Egito, os apaixonados Carla Bruni e o presidente da França e da União Européia, Sarkozy, teriam reservado a pousada Maravilha de Luciano Huck para romper o ano em Fernando de Noronha. Isso antes de uma visita de estado, prevista para os primeiros dias de 2009, que começa por Brasília, e já agita os cortesãos. Mas o Itamaraty adverte: o frenesi de mexericos, na mídia excitada, pode espantar das praias do arquipélago o primeiro casal da pátria do champagne. A delícia dos jornalistas é que os Sarkozy não têm medo de câmeras e microfones, embora declarem querer privacidade quase que absoluta, nas praias tropicais brasileiras.
O artista e os mecenas
Antes de conhecer o novo mural encomendado a Sérgio Ferro, Fani Durães e Oriovisto Guimarães receberam o artista que voou desde Paris, acompanhado de sua Ediane e os amigos Rafael Greca, Flávia e Waldir Assis, para elegante jantar preparado pelo chef Celso Freire. Depois, na galeria Simões de Assis, os convidados compartilharam a visão reveladora da nova obra, o futuro mural "A Universidade". O painel do Positivo, junto com os notáveis painéis de Ferro do Memorial de Curitiba alusivos aos 300 anos da cidade e aos 500 anos do Brasil formam uma trilogia. Legados do grande artista curitibano à sua cidade-natal. Ferro é obom filho, que à casa torna, e nos deixa aqui gravado seu traço imortal. Para sempre.
Na cidade da música
Ao deixar a prefeitura carioca para o adversário eleito, César Maia inaugura, sábado, o colossal auditório sinfônico, orçado em R$ 518 milhões, com 1.800 lugares, réplica no Rio do Auditorium que Renzo Pianno projetou para Roma. O contratenor curitibano Paulo Mestre, dono de raro timbre de voz, será um dos quatro solistas de Carmina Burana, de Carl Orff, no concerto inaugural. A complexa peça sobre canções profanas dos monges goliardos, hereges do século 13, exige coro de 80 pessoas, mais 25 vozes infantis, e sinfônica completa, inclusive com harpas, trombetas e percussão. A peça revela a fragilidade dos mortais diante do destino. Quando os arrogantes personagens atingem a Fortuna Vencedora são, implacavelmente, tragados pela morte.
Champagne
Hoje, o governador Jayme Canet Jr., ao lado da elegante dona Lourdes, que brinda aniversário, e dos filhos, recebe merecida homenagem da Associação Brasileira de Hotelaria, em jantar no Deville. Canet com seu saudoso irmão João fundou, em 1974, a rede Deville, hoje com 10 hotéis, em cinco estados do Brasil.
*** O cônsul do Japão Soichi Sato jantava no Boulevard, com o deputado Nishimori. A conversa fluiu toda em japonês erudito, e versou também sobre o sucesso das celebrações dos 100 anos da imigração japonesa, aqui e lá.
*** Médicos residentes do hospital Angelina Caron mereceram jantar de final de ano, no Ile.
*** Joana Arruda e Paola Malucelli Arruda brindaram, quarta, sua nova joalheria Antonio Bernardo, no Barigüi. Ali também, a inauguração do Park Gourmet, novo espaço gastronômico do shopping Barigüi. Joel Malucelli e Cristiane Mansur entre os anfitriões.
*** Vogam no Taiti, em lua-de-mel, Vitória Celli e Ricardo Schneider. Médico de profissão e motoqueiro por paixão, Ricardo ganhou no bolo de noivos sua efígie sobre uma Harley Davidson, obra- prima da doceira Malucelli.
*** O desembargador emérito Luís Renato Pedroso preside hoje sessão magna do Centro de Letras, comemorativa aos 96 anos da instituição.
Vaivém
Vera Mussi e Lúcia Arruda voltam de Viena e Bratislava, hósp edes de Julinho Zellner e Marília Sardemberg; ele, nosso embaixador na Áustria; ela, sua mulher e agora embaixadora na vizinha Eslováquia. Ali, promovem mostra de arte e artesanato do Paraná, montada por Aldice Lopes, que também voga por lá. Lopes, além de ator, é diretor teatral e figurinista. Na famosa Ópera de Viena, Lopes colhe subsídios para criar os figurinos da ópera Carmem, produção do Teatro Guaíra a estrear no próximo inverno.
*** José Maria Mueller segue com toda família para a Bahia, hoje. Natal e réveillon no belo apartamento na ensolarada baía de Todos-os-Santos, em Salvador.
*** A desembargadora Regina Helena Afonso Portes retorna de congresso nacional dos TREs, em Belém do Pará.
*** Voltam da lua-de-mel na Europa, Renata (Pimentel Slaviero) e Julinho Pisani. Ele, engenheiro agrônomo, diretor das fazendas de sua família.
*** Em Cuba, Clemência e o embaixador Bernardo Pericás Neto promovem, nesta semana, festival de cinema brasileiro, frenesi no Malécon de Havana.
* * * * * *
Serviço
Até terça. É o que temos. Fale conosco, opine, mande notícias, pelo e-mail: margaritasan@msn.com. Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002.
Deixe sua opinião