Que tal conhecer, nas férias, uma cratera provocada, em tempos pré-diluvianos, pela queda de um meteoro celeste? Não é preciso ir até o deserto do Arizona, nos EUA. Aqui no Paraná, em Coronel Vivida, o prefeito Pedro Mezzomo convida os turistas para ver a Cratera da Vista Alegre, causada no solo do nosso Sudoeste, pelo impacto de um gigantesco meteoro proto-histórico. É uma das cinco existentes no Brasil, de apenas 172 descobertas em toda a Terra, dizem os pesquisadores da Universidade de Campinas, instalados com campus avançado em Coronel Vivida, desde 2004. Uma boa idéia.
Espantalho amigo
A Siemens projetou e lançou, na Europa, uma nova solução de vanguarda para os problemas domésticos, o robô Mr. Dressman. Diz a indústria ser este "o primeiro robô que seca e passa camisas, de todos os tipos de tecidos e de todos os tamanhos, e tira até odores dos tecidos, graças a um programa de aeração a frio". Montado e operando, parece um espantalho, daqueles que se usava para proteger plantações. Se funcionar, como diz a propaganda, deve ser a alegria da dona de casa. Baixem o preço, que deve ser salgado, tragam o espantalho até nós. Será recebido de braços abertos.
Guadalupe ameaçada
Padre Reginaldo Manzotti enfrenta batalha judicial para livrar a igreja de Guadalupe da incômoda vizinhança de bares, construídos no recuo, junto aos muros do templo. Liminar desfavorável à paróquia foi emitida pelo TJ, na semana. Manzotti está preocupado com a segurança da igreja, ameaçada por gambiarras elétricas, botijões de gás, falta de higiene, já atestada pela vigilância sanitária.
Banalidade do mal
O injustificado e brutal espancamento da doméstica Sirlei Carvalho Pinto, por cinco jovens de classe média alta, num ponto de ônibus no Rio, abre o debate sobre a responsabilidade dos pais e a ausência de limites na educação. Ana Verônica Mautner, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, denuncia o que qualifica de falsa educação: "Esta ideologia de tortas raízes onde ninguém deve se ressentir de nada, muito menos seres em formação devem ser magoados cria seres incapazes de reconhecer o outro como seu semelhante. Jovens pouco familiarizados com dores passam a infligi-las, porque desconhecem o quanto vai doer".
Champagne
Por ocasião de sua chegada a Curitiba, o cônsul-geral do Japão, Soichi Sato, recebe na residência oficial do Jardim Los Angeles, dia 6. *** Brindam aniversários: Ana Emília Greca Pereira, Fortunato Sukadolnik, Arilny Rodbard Moreira, Jussara Paganelli de Macedo, Cecília Ottoni de Britto, Pedro Caron. Dra. Marita França brindou o seu sábado, no histórico Chalé Rosado, com tertúlia musical e poética. *** D. Lucília Buchmann comemorou ontem os 7 anos do benemérito Lar Moisés, que abriga crianças em situação de violência. *** Ivete e o governador de SC, Luiz Henrique da Silveira, embarcaram para a Itália, rumo ao casamento de sua bonita filha, na cidade natal do noivo.
Fernandinha espetacular
Fernanda Torres é estrela da Saks Fifth Avenue, a mais famosa loja de departamentos de Nova Iorque. As fotos, feitas neste mês, chegam às grandes revistas no segundo semestre. Múltipla em seu talento, Fernandinha inova a carreira fulgurante, herdada dos pais, Fernanda Montenegro e Fernando Torres.
Respeito ao leitor
Desde Montreal, Carla Benghi, que mora no Canadá e lê a Gazeta e esta coluna pela internet, escreve: "A idéia do engenheiro paranaense Rafael Greca para Monte Alegre, ao fazer uma parceria para construção de 4 mil casas, evitando o colapso da cidade, que recebe forte migração, vai servir de exemplo para a Domtar, a segunda maior empresa norte-americana, em papéis e celulose, e que atua também no Canadá". Michel Rathier, franco-canadense e marido de Carla, é o vice-presidente da Domtar e achou a idéia de Greca genial. "É muito importante crescer e criar oportunidades de emprego, mas com bom planejamento e respeito ao cidadão (como foi o caso) fica ainda melhor", enfatiza Carla Benghi, com orgulho, pois também é curitibana.
Trem do bem
Na próxima semana, litorina especial percorre a Ferroeste, desde Curitiba até Cascavel, com paradas nas estações de Castro, Irati e Guarapuava. Passageiros liderados pelo ex-governador Emílio Gomes, vão ver o gargalo da ferrovia, as cargas obrigadas a seguir até Ponta Grossa, enquanto não existe o estratégico ramal direto, que o PAC bem poderia contemplar.
Zoom-zoom
* Amanhã, empresários de Baden-Württemberg, na Alemanha promovem rodada de negócios na Fiep. Em pauta, a metalmecânica e os setores de autopeças, plásticos, embalagens, eletroeletrônico, automotivo, alumínio, telecomunicações, médico-hospitalar e aeronáutico. *** O Grupo Diretriz é um dos novos mantenedores do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Carlos Jung sempre apostando no turismo. *** O saudável divertimento dos freqüentadores da Liqüe não exclui a tortura da vizinhança, obrigada a tentar dormir, de quarta a domingo, quando o "tuche, tuche" do som eletrônico, qual bate estaca, vaza e reverbera nas estruturas dos edifícios vizinhos. Não é o que merecemos. Alô, alô, fiscalização da prefeitura. Alô, alô, promotoria de meio ambiente, a casa noturna fica onde a Vicente Machado encontra a Presidente Taunay, naquele famoso bairro da pracinha mutilada. *** Revelação nas pistas da Hípica, a atleta Giuliana Lucchesi conduz, em Curitiba, a tocha olímpica do Pan, nas solenidades que antecedem à realização do evento, no Rio. *** O Lapa Palace, de Lisboa, um dos mais elegantes hotéis da capital portuguesa recende a "Águas de Portugal", fragrância trazida da Itália por Maria Pia de Savóia, ao tempo de seu casamento com o rei dom Luiz I. Isto, há 140 anos. O perfume tem toques de groselha negra, mandarina, laranja, violeta, pêssego, cedro e almíscar. Inesquecível e envolvente.
É o que temos. Até terça. "Dar conselho ao homem ajuizado é supérfluo, e dá-lo ao ignorante, de pouco serve." (Sêneca, filósofo romano, século 1 d.C.)
Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom: (41) 3324-4000Fax: (41) 3324-4002
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano