• Carregando...

Após uma greve de oito dias encerrada na noite deste sábado (8), os garis do Rio voltaram integralmente ao trabalho hoje, com 1.800 trabalhadores nas ruas. Com a retomada das operações, a Comlurb pôde manter seu planejamento de limpeza dos blocos de Carnaval que desfilaram amanhã como o Monobloco, que levou 450 mil foliões às ruas do Centro.

A operação começou nas praias da zona sul e avançou pelo centro durante a madrugada, inclusive pelas ruas da Lapa e nos arredores do Sambódromo, onde aconteceu o desfile das campeãs. Segundo a Comlurb, mais de 3.000 garis foram mobilizados no fim de semana, além de 175 equipamentos adicionais -caminhões, pás mecânicas e varredeiras para melhorar os serviços de coleta e varrição do lixo acumulado nos dias de paralisação.

Nos dois dias do fim de semana foram removidas 18.200 toneladas de resíduos, segundo a Comlurb. No Sambódromo, uma equipe de 120 garis realizou a limpeza, retirando 15,5 toneladas. Já no desfile do Monobloco, que produziu 11,3 toneladas de lixo, foram mobilizados 150 garis, quatro caminhões compactadores, duas varredeiras e dois caminhões-pipa, além de 250 contêineres.

Segundo a companhia de limpeza, a cidade estará totalmente limpa na próxima terça. O prazo foi acordado entre a prefeitura e os cinco membros da comissão de greve que participaram da negociação salarial na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ontem. Segundo a concessionária, a coleta é feita em turnos de dois ou três dias, variando de acordo com a região.

Um dos membros da comissão de greve, Bruno Lima, 28, retomou suas tarefas no bairro Encantado, na zona norte, hoje pela manhã. "Estamos todos muito motivados. Levei a ata da reunião (de ontem) a uma gerência, e estavam todos muito felizes, mas certos de que este é um processo que não se encerra aqui", relata o gari.

A Comlurb lembra que não há coleta domiciliar no domingo e afirma ainda que a limpeza de hoje envolve três setores de trabalhadores para diminuir o impacto de oito dias de paralisação: garis do turno do fim de semana, trabalhadores escalados para retirar lixo dos blocos de carnaval e empregados adicionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]