Os termômetros de Curitiba marcaram, na tarde desta quarta-feira (3), a temperatura mais alta do ano e do verão até o momento. Pela primeira vez em 2010, a capital paranaense alcançou a marca dos 33°C. A temperatura foi registrada entre 15h e 16h. O dia foi quente em todo o estado, mas nenhuma cidade superou a temperatura de Antonina, onde os termômetros chegaram aos 38,5°C.
Segundo o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Marcelo Brauer, as altas temperaturas ocorreram principalmente em função da baixa umidade relativa do ar. Com uma massa de ar seca e pouca nebulosidade, o sol predominou em quase todas as regiões do estado.
No Oeste do Paraná, em Santa Helena, a temperatura alcançou os 37,9°C, a mais alta da região. Em Guaratuba, no litoral, os termômetros marcaram 32,4°C, menos que em Jaguariaíva, região afetada pelas chuvas no último final de semana, que marcou 34,7°C.
A marca atingida por Curitiba nesta quarta-feira é bem superior ao registrado no primeiro dia do verão 2009/2010 quando os termômetros marcaram 31,6°C. Até então, este era o dia mais quente da estação. Mesmo assim, segundo Brauer, temperaturas acima dos 33°C não são tão raras na capital. Ele ainda lembrou que o dia mais quente já registrado na cidade foi no dia 17 de novembro de 1985, quando a temperatura alcançou 35,2°C.
Recentemente, no dia 19 de novembro de 2009, algumas das cidades paranaenses registraram algumas das temperaturas mais altas dos últimos anos. Em Antonina, os termômetros chegaram a marcar mais de 40°C, enquanto em Curitiba a máxima foi de 33,7°C.
Previsão
Nesta quinta-feira (4), as temperaturas devem permanecer elevadas em quase todo o estado. Em Curitiba, a previsão indica mínima de 19°C e máxima de 33°C. Londrina terá temperaturas entre 22°C e 35°C, enquanto no Oeste, em Cascavel, varia de 22°C a 34°C.
Não há previsão de chuvas para esta quinta-feira. A situação deve mudar a partir da próxima sexta-feira (5) quando estão previstas pancadas de chuva durante a tarde para quase todo o estado. Segundo o Simepar, uma frente fria vinda do Uruguai deve baixar as temperaturas e provocar chuvas isoladas durante a tarde no final de semana.