Embora o papel principal de educação na relação familiar seja dos pais, não se pode negar os filhos têm muito a ensinar. A chegada deles traz ao casal responsabilidades fundamentais para o crescimento individual do homem e da mulher, e também uma nova dinâmica familiar que expressa o quanto esse núcleo é necessário para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.
É por isso que sob essa perspectiva de crescimento e aprendizados, a maternidade se torna um caminho de vivências únicas. É um tempo de diversas transformações pessoais, onde coisas que antes pareciam ser impossíveis de serem feitas, acontecem, pois limites são superados e habilidades são potencializadas. A mãe costuma se tornar uma pessoa ainda melhor por seu filho e algumas coisas passam a ser compreendidas somente depois da maternidade e todo esse processo de dar e receber.
Isso porque o amor por um filho é inexplicável. É um sentimento transparente, sem egoísmo ou ambição pessoal. Por causa desse amor, uma mãe desafia suas próprias capacidades e pode realizar atos heroicos para proteger seus filhos. A virtude da coragem se faz ainda mais presente em sua rotina, porque ela se torna cada dia mais forte, ainda que os dias difíceis e cansativos se apresentem.
Outra virtude que é aprimorada na mulher que agora é mãe, é a generosidade. Desde a gravidez ela se entrega àquela vida em formação e, quando o filho nasce, a mulher aprende a viver também por outra pessoa. Desde as noites em claro cuidando com o bebê, passando pelo auxílio nas tarefas escolares, até o apoio quando o filho sofre com a primeira desilusão amorosa. O amor materno sempre é entregue de forma desinteressada.
E não há dúvida de que um filho faz a mulher ver a vida de um modo diferente. A mãe aprende com seu filho a valorizar um simples olhar, um abraço, um sorriso, uma brincadeira com o filho, uma tarde ensolarada de domingo com os pequenos. Todos esses momentos dão sentido à vida da mãe. Para ela, chegar em casa todos os dias e ser recebida pelo filho, estar presente em seus momentos de vitórias e conquistas ou simplesmente receber a ligação de um filho que está longe de casa, são motivos de felicidade. Ao se tornar mãe a mulher descobre que é muito mais capaz do que julgava ser. Essa nova estação da sua vida ajuda a desenvolver outras habilidades que estavam escondidas. A maternidade faz as mulheres serem indivíduos melhores a cada dia.
* Esse conteúdo originalmente foi publicado no portal Sempre Família em 20/10/2019
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora