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Falta d'água

Com altas temperaturas, moradores de Curitiba e RMC sofrem com falta d’água

Em um fim de semana de temperaturas recordes, moradores de Curitiba e região metropolitana sofreram com a falta d’água. Os reflexos ainda eram sentidos nesta segunda-feira (6). O desabastecimento seguia em Piraquara nesta manhã. Segundo a Sanepar, o consumo de água no estado foi 30% maior que o habitual nos últimos dias. Além disso, a estiagem prolongada também prejudicaria o abastecimento.

O fornecimento de água foi suspenso às 15 horas de sábado em 33 bairros de Curitiba e região metropolitana por causa de obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, em Curitiba. O abastecimento foi retomado às 20 horas de domingo (5), porém, a situação foi normalizada em algumas regiões apenas na madrugada desta segunda-feira.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, não houve problemas técnicos e o abastecimento foi retomado conforme havia sido previsto. Parte de população já estava com as caixas d’água em níveis baixos por causa do alto consumo e por isso demorou mais para que enchessem. Além disso, a companhia ressalta que moradores dos bairros mais altos demoram mais tempo para receber a água depois que o fornecimento é retomado. No caso de residências que não possuem caixa d’água o problema é ainda maior.

Segundo a Sanepar, toda a capacidade instalada nos sistemas Miringuava, Iguaçu, Iraí e Passaúna está sendo usada para amenizar os impactos do consumo na capital e região.

O segurança Eduardo Vieira, 38 anos, morador da Vila Juliana, em Piraquara, ainda estava sem água nesta manhã e disse que a água que ainda restava era economizada para o consumo. "Estamos quase sem água para beber e não há o que fazer. Não há previsão para o retorno", lamentou Viera.

O gerente-geral da Sanepar da RMC e litoral, Celso Luis Thomaz, afirmou que problemas pontuais ainda podem ser registrados, mas o sistema acusava que a situação estava normalizada. "Os problemas que ainda persistem precisam ser analisados um a um. Pode ser um problema com o imóvel. Os técnicos estão nas ruas para verificar", afirmou Thomaz. Quem tiver problemas, deve registrar a situação por meio do 115.

Atendimento pelo número 115

Moradores reclamaram também do fato de não conseguirem atendimento por meio do telefone 115 no fim de semana. A Sanepar informou que houve excesso de ligações dos consumidores e isso ocasionou o problema. Normalmente, a média de ligações em finais de semana é de dois mil telefonemas. Neste domingo (5), foram registrados 51 mil ligações, o que sobrecarregou o sistema. A sobrecarga continua nesta segunda-feira (6).

Obras

As obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu serão feitas nos dias 18 e 19 de fevereiro, 3 e 4, 17 e 18 de março, e 31 de março e 1º de abril. De acordo com Thomaz, a Sanepar irá analisar os problemas do fim de semana para minimizá-los nas próximas datas com obras. A orientação é para que se economize água nesses períodos.

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