Com chuva fraca e pequenos acidentes na cidade de São Paulo, o trânsito bateu recorde de congestionamento no período da manhã nesta segunda-feira (15).
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a lentidão chegou a 181 km por volta das 9h30, o que corresponde a 20,8% dos 868 km de vias monitoradas. O índice para o horário era de 13,1%.
O congestionamento dessa segunda supera o do registrado no dia 22 de abril, quando a cidade teve 171 km de morosidade, também às 9h30.
Por volta das 10h, a lentidão já havia recuado, mas continua acima da média para o horário. Segundo a CET, os motoristas enfrentavam 161 km de morosidade, o que corresponde a 18,6% dos 868 km de vias monitoradas -o índice para o horário é 11,2%. A pior região é zona sul com 51 km de lentidão.
A CET informou que os motoristas encontram mais problemas nas marginais. Na Tietê, o motorista enfrentam 11,6 km de filas na pista local em direção à rodovia Castello Branco. Já na Pinheiros, o motorista encontra 5,6 km de morosidade na pista expressa, no sentido Interlagos.
Um dos motivos para a quebra de recorde, segundo a CET, é a chuva fraca que cai sobre a Grande São Paulo na manhã desta segunda. Além disso, a companhia também informou que pequenos acidentes em pontos isolados da capital paulista também ajudaram a piorar o trânsito.
Apesar da chuva que cai na capital paulista na manhã desta segunda, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, informa que a propagação de uma frente fria mudou o tempo mas que as precipitações serão de fraca intensidade e com baixo potencial para formação de alugamentos. Além disso, não há previsão de chuva para os próximos dois dias.
Por volta das 6h desta segunda, um caminhão transportando cimento tombou no viaduto Grande São Paulo, sentido Vila Prudente, interditando todas as faixas. Segundo a companhia, por volta das 7h30, o caminhão foi desvirado mas como houve queda da carga na pista, apenas uma faixa foi liberada aos motoristas.
A companhia informou que funcionários já estão no local para efetuar a limpeza da pista, mas que ainda não tem previsão de quando o trânsito no viaduto será normalizado.