Além do Carnafest, que ocorre no sábado (11), os curitibanos terão mais uma festa neste fim de semana para se aquecer para o carnaval: é o Pré-Carnaval de Curitiba, na Avenida Marechal Deodoro, que será comandado pelos grupos Garibaldis e Sacis e Monobloco e está marcado para domingo (12).
Até o ano passado, o evento era organizado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Logo nos primeiros dias da gestão de Rafael Greca (PMN), porém, veio o anúncio de que a prefeitura não realizaria o pré-carnaval, sob a justificativa de contenção de gastos. Assim, quem acabou assumindo a festa foi uma empresa privada.
Serviço:
Pré-Carnaval de Curitiba
Dia 12 de fevereiro (domingo), das 14h às 20h
Avenida Marechal Deodoro - Centro
Entrada gratuita
O próprio bloco curitibano Garibaldis e Sacis, uma das atrações de domingo, havia marcado uma festa menor na Rua Saldanha Marinho na semana passada, mas o evento também acabou cancelado, pois não teria havido tempo suficiente para a averiguação dos documentos necessários para a sua realização. Agora, a Like Entretenimento, uma das responsáveis pelo pré-carnaval da Marechal, garante que toda a documentação necessária foi entregue a tempo à prefeitura.
A festa
O pré-carnaval deste domingo promete animar os curitibanos com uma mistura de marchinhas e samba. A festa começa às 14h e segue até as 20h, mas os “portões de acesso” ao evento já estarão abertos ao público ao meio-dia. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Travessa da Lapa e com a Avenida Marechal Floriano, e terá entradas e saídas por estas ruas e também pela Monsenhor Celso e pela Barão do Rio Branco.
Como atrações, o evento terá o bloco Garibaldis e Sacis, já bastante conhecido pelo público de Curitiba, e o grupo carioca Monobloco. Idealizado pelo animador cultural Itaércio Rocha, o Garibaldis e Sacis existe desde 1999 e traz marchinhas para os foliões, algumas criadas especialmente para homenagear cidade. Já o Monobloco ganhou fama por incrementar diferentes versões de músicas já conhecidas de outros ritmos e estilos com batidas de samba. No repertório do grupo, canções de nomes como Cartola, Clara Nunes, Luiz Gonzaga e Tim Maia.
- Eclipse e passagem de cometa marcam o fim de semana; saiba como ver
- Visitação aos Mananciais da Serra estará aberta neste fim de semana e em outros 10 no ano
- Zumbis, rock e samba marcam ‘aquecimento’ para o carnaval neste sábado
- Veja como fica o tempo no fim de semana no Paraná
- Asilo São Vicente de Paulo precisa de mais doações após incêndio
No espaço reservado ao evento haverá a venda controlada de bebida - cerveja, água e refrigerante - e comida. É proibido entrar com produtos adquiridos fora do local.
Segurança e trânsito
A Polícia Militar (PM) ficará responsável pelo policiamento no entorno do evento, enquanto cerca de 300 seguranças privados atuarão em conjunto com a Guarda Municipal (GM) dentro da área reservada. O espaço também contará com pontos de atendimento médico - um na esquina com a Avenida Marechal Floriano e o outro na esquina com a Travessa da Lapa - e banheiros químicos, presentes em toda a extensão da via. Ainda, segundo a organização, foi reservado um espaço adequado para que pessoas com necessidades especiais possam aproveitar a festa.
E os motoristas que costumam circular na região precisam ficar atentos, pois o trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 7h e liberado após as 23h. Ônibus continuarão atendendo a região normalmente, com desvios pontuais.
Para reforçar a segurança, a organização também proibiu a entrada com os seguintes objetos: mochilas; garrafas de vidro e pet; latas e isopores; câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais ou com lente destacável; panfletos, adesivos, cartazes feitos com papelão grosso e/ou fixados a madeiras; canudos rígidos; alimentos ou bebidas comprados fora do evento; drogas ilegais, medicamentos sem receita médica ou produtos compartilhados com outras pessoas por motivos médicos - será necessária a apresentação de uma receita médica com o seu nome e os medicamentos claramente listados -; desodorante, cosméticos ou perfumes em recipientes ou sprays com volume superior 90 ml; qualquer objeto (guarda-chuvas, tripé para câmeras, bastão para tirar foto, objetos pontiagudos - anel, cinto, etc) considerado perigoso pelos serviços de segurança podem ser confiscados; projéteis ou explosivos no estado sólido, líquido ou gasoso; produtos ou materiais e sprays inflamáveis; objetos pirotécnicos de qualquer tipo; quaisquer tipos de armas, facas, objetos cortantes ou objetos que podem ser usados para ferir alguém; materiais destinados à fabricação de bombas ou que possam causar incêndios; animais (exceto cães-guia); lasers; power bank (carregador portátil; bandeiras em geral (de time, estados, países, etc); pistolas de água; cadeiras; drone e walkie talkie.
Colaborou: Mariana Balan.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião