Desde que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazou, em setembro do ano passado, e o Ministério da Educação teve de adiar a prova, uma dúvida rondava a cabeça dos vestibulandos: será que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai mesmo usar a nota do Enem? Demorou, mas um dia antes da divulgação do resultado que será anunciado hoje, às 14 horas veio a resposta definitiva. Sim, a Federal usou o Enem como previsto, ou seja, a parte objetiva do exame que mede o desempenho do aluno no ensino médio valeu 10% na nota final do vestibular deste ano.
A utilização do resultado da prova do MEC, porém, não foi tão simples para a UFPR, como se imaginava em março de 2009, quando se decidiu incluir o Enem no processo. O escândalo do vazamento fez com que o MEC adiasse a prova, o que prorrogou a divulgação do resultado para 5 de fevereiro. Problema para a Federal do Paraná, que tem em 22 de janeiro o prazo limite para mostrar os aprovados em seu vestibular.
A solução foi fazer um acordo com o MEC, que enviou antecipadamente as notas do Enem de 12,5 mil candidatos da UFPR. Essas notas permanecerão em sigilo até o dia 5 de fevereiro. As notas das provas aplicadas pela Federal já estavam todas calculadas. Na quarta-feira, dia 20, o Núcleo de Concursos da UFPR, responsável pelo vestibular, recebeu a lista do MEC. Ontem, foram incluídas as notas do Enem no sistema, finalizando a lista dos 5.334 aprovados.
Matrículas
O período de registro acadêmico vai de 1.º a 5 de fevereiro, mas cada curso tem seu horário determinado, de acordo com o cronograma que consta no Guia do Candidato. O registro dos aprovados na Chamada Geral para o 1.º semestre deverá ser feito no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), no Prédio Central da Federal (Praça Santos Andrade, 50, Centro). A matrícula dos calouros do 1.º semestre nos cursos de Palotina será realizada no dia 2 de fevereiro, no câmpus de Palotina (Rua Pioneiro, 2.153).