Em duas noites com temperaturas próximas a 0°C, a Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, intensificou as saídas de equipes de abordagem social o número de atendimentos aos moradores de rua da capital. O serviço de abordagem trabalhou em dobro – o número solicitações feitas ao 156 na madrugada de quarta (27) quinta (28) cresceu 53% em comparação com os atendimentos da quinta-feira passada (21), quando os termômetros marcavam 25°C. Nesta madrugada, a temperatura ficou em 3°C.
Entre quarta e quinta-feira, 106 pessoas entraram em contato solicitando a abordagem e 55 moradores em situação de rua aceitaram o encaminhamento às unidades de acolhimento. No total, 271 pessoas foram encaminhadas para abrigos em dois dias.
De acordo com a FAS, o número total de vagas destinadas à população em situação de rua é de 1.115, mas com o início da Operação Inverno, que normalmente começa em junho, o número de vagas pode ser ampliado, assim como o número de servidores fazem parte da equipe de resgate social. Como a Operação Inverno ainda não começou oficialmente, o número total de vagas e de servidores ainda não foi fechado pela Fundação. Ainda de acordo com a FAS, se o frio continuar intenso, pode haver uma antecipação dos trabalhos.
Quem encontrar uma pessoa em situação de vulnerabilidade social em Curitiba deve ligar para o 156.
Doe Calor
A partir da metade do mês de maio, a prefeitura deve lançar a campanha Doe Calor, que arrecada roupas, cobertores e calçados para distribuir às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Também é possível fazer doações por meio da Central 156. A FAS ainda aconselha que as doações sejam feitas à Fundação, que as encaminha para a população em situação de rua. De acordo com a entidade, doar diretamente aos moradores pode reforçar o vínculo da pessoa com a rua e dificultar a ação das equipes de resgate social.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora