O prefeito de Franco da Rocha, Márcio Cecchetini, decretou na tarde desta quarta-feira (12) situação de emergência para a cidade alagada pelas fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo nos últimos dias. O político improvisou seu gabinete em uma escola no município.
O Centro do município estava completamente alagado nesta quarta-feira, deixando comércio e a maior parte dos prédios da administração municipal, incluindo a sede da prefeitura, ilhados.
Apenas um bairro residencial próximo ao Centro foi atingido cerca de 35 famílias foram afetadas pela água. Segundo o prefeito, a maior parte delas preferiu não sair de casa ou foi abrigada por amigos e parentes. Entretanto, a prefeitura preparou uma escola para recebê-las. Nenhuma vítima foi registrada na cidade.
A administração também determinou que as Unidades Básicas de Saúde dos bairros, que atendem normalmente com hora marcada, fiquem de plantão para atendimento médico, e pede que a população fique em casa.
Apesar de não ter chovido entre a terça e a quarta, o nível da água na região central continuou subindo. Isso porque a represa Paiva Castro teve de ser liberada. O reservatório estava cheio e corria o risco de romper. O Rio Juqueri subiu rapidamente e invadiu ruas e avenidas.
Presas
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que está transferindo 90 presas do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, porque as dependências estão alagadas.
A água atingiu aproximadamente dois metros de altura na ala que abriga as mulheres. Elas serão levadas para o Centro de Detenção Provisória (CDP) Feminino da cidade.
Alagamentos também impediam a circulação de trens entre as estações Caieiras e Franco da Rocha da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na tarde desta quarta-feira (12). O trecho permanecerá interditado durante a noite. De acordo com a companhia, a circulação de trens era normal em todas as outras linhas e nos trechos entre as estações Luz e Caieiras e entre Franco da Rocha e Jundiaí.