Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Com ordem judicial, prefeitura entra em casa para eliminar focos de dengue

 |

Maringá – Com um mandado judicial em mãos e escoltada pela Polícia Militar, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Mariângela da Silva Félix Vecchi, comandou uma limpeza geral no quintal de uma residência, ontem, na Vila Morangueira, em Maringá (Noroeste do estado).

Da casa, na esquina das ruas Mascarenhas de Moraes com a Leonor de Held, foram retirados pneus, tambores, latas, caixotes, telhas, lonas, entre outros objetos. O entulho é suficiente para um caminhão fazer dez viagens até o lixão da cidade. "Essa casa para gente é um ponto estratégico do trabalho de prevenção e combate à dengue." Havia água parada em diversos recipientes, com focos do mosquito Aedes aegypti.

Mariângela disse que a medida extrema foi tomada porque o proprietário da casa, um aposentado de 72 anos, não deixou que o lixo fosse coletado, apesar de diversos pedidos, tentativas e notificações. O nome dele não foi revelado.

O trabalho envolveu 20 pessoas e dez veículos, e começou por volta das 8h30. A coordenadora chamou diversas vezes pelo aposentado e, como ele não respondeu, anunciou que a prefeitura iria limpar o quintal. A operação foi como uma ação de guerra. As ruas próximas foram interditadas, dois policiais estavam em alerta e até um enfermeiro foi mobilizado, pois o aposentado já teve problemas de pressão.

A prefeitura aproveitou a determinação judicial de "citação e retirada de entulhos", da 1.ª Vara Cível de Maringá, e também podou as árvores ao redor da casa. O cenário impressionava quem passava pelo local. Um monte de entulho foi formado em frente a casa de madeira com o material retirado de uma das laterais do quintal. Do outro lado, um trator derrubou o muro para facilitar o serviço. A prefeitura vai reconstruir o muro depois. A previsão era de que a limpeza acabasse só hoje.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, dados do início da semana apontam que já são 8.507 casos positivos de dengue no Paraná, sendo 8.109 com origem local (autóctones), e 21.661 notificações. Maringá lidera o ranking com 1.405 confirmações e 6.084 notificações.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.