| Foto:

Maringá – Com um mandado judicial em mãos e escoltada pela Polícia Militar, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Mariângela da Silva Félix Vecchi, comandou uma limpeza geral no quintal de uma residência, ontem, na Vila Morangueira, em Maringá (Noroeste do estado).

CARREGANDO :)

Da casa, na esquina das ruas Mascarenhas de Moraes com a Leonor de Held, foram retirados pneus, tambores, latas, caixotes, telhas, lonas, entre outros objetos. O entulho é suficiente para um caminhão fazer dez viagens até o lixão da cidade. "Essa casa para gente é um ponto estratégico do trabalho de prevenção e combate à dengue." Havia água parada em diversos recipientes, com focos do mosquito Aedes aegypti.

Mariângela disse que a medida extrema foi tomada porque o proprietário da casa, um aposentado de 72 anos, não deixou que o lixo fosse coletado, apesar de diversos pedidos, tentativas e notificações. O nome dele não foi revelado.

Publicidade

O trabalho envolveu 20 pessoas e dez veículos, e começou por volta das 8h30. A coordenadora chamou diversas vezes pelo aposentado e, como ele não respondeu, anunciou que a prefeitura iria limpar o quintal. A operação foi como uma ação de guerra. As ruas próximas foram interditadas, dois policiais estavam em alerta e até um enfermeiro foi mobilizado, pois o aposentado já teve problemas de pressão.

A prefeitura aproveitou a determinação judicial de "citação e retirada de entulhos", da 1.ª Vara Cível de Maringá, e também podou as árvores ao redor da casa. O cenário impressionava quem passava pelo local. Um monte de entulho foi formado em frente a casa de madeira com o material retirado de uma das laterais do quintal. Do outro lado, um trator derrubou o muro para facilitar o serviço. A prefeitura vai reconstruir o muro depois. A previsão era de que a limpeza acabasse só hoje.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, dados do início da semana apontam que já são 8.507 casos positivos de dengue no Paraná, sendo 8.109 com origem local (autóctones), e 21.661 notificações. Maringá lidera o ranking com 1.405 confirmações e 6.084 notificações.