Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Doação de sangue

Com “rolezinho”, Hemepar atinge capacidade máxima de coleta

O evento criado no Facebook para incentivar a doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), em Curitiba, conseguiu acrescentar ao estoque da entidade em torno de 250 novas bolsas de sangue. O número – que é a capacidade máxima de coleta do centro – supera a meta de "arrecadação" em sábados normais, quando a média é de 200 bolsas.

Conforme o Hemepar, o número de pessoas que compareceu ao centro para colaborar com a campanha chegou a 280. No entanto, aproximadamente 30 voluntários não puderam doar sangue por não apresentarem alguns dos requisitos exigidos para a coleta do material sanguíneo.

Magali Zimmermann Covo, enfermeira de coleta externa do Centro e que ajudou nos trabalhos deste sábado disse que, por volta das 17h30, ainda havia gente na fila. No fim da tarde, senhas foram distribuídas para fechar o cadastro do dia. A movimentação no local foi alta durante todo o sábado.

Segundo a bióloga do Hemepar, Jaqueline Morcelli Castro, a unidade tem uma demanda de 200 bolsas por dia. Normalmente, apenas aos sábados o centro consegue atingir esta meta. Em dias de semana, a média de doação fica entre 150 e 180, gerando uma defasagem.

A limitação na capacidade máxima de coleta é feita tanto pela questão de recursos humanos do Centro como pelo espaço de estoque e pela própria validade do material coletado. Segundo Magali, as plaquetas, por exemplo, podem ser usadas até cinco dias após a doação.

"Então, se coletamos tudo num dia só, às vezes quando a gente precisa não tem, porque aí temos que esperar dois a três meses para que o doador volte", explica. "Mas, se fosse sempre assim, seria muito bom. É sempre bom que as pessoas sejam sensíveis à causa e venham constantemente para a gente não precisar ficar implorando, porque um dia eles podem precisar também"

Hemobanco

O Hemobanco, centro de coleta de sangue no Bigorrilho, em Curitiba, também estava preparado para receber doadores extras motivados pelo "rolezinho". Apesar do evento, a administração do centro disse que passaram pelo local neste dia 254 doadores, o que está dentro da média esperada para os sábados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.