- Campo Magro é a nona cidade do PR a decretar situação de emergência
- Um mês para retirar a lama
- Paraná tem 8 municípios em situação de emergência e 31 afetados pela chuva
- Tráfego é liberado de modo parcial nas estradas de Sengés
- Municípios medem estragos
- Moradores de 9 cidades da RMC afetadas pelas chuvas retornam às casas
- Sobe para 28 o número de cidades afetadas pela chuva
- Estrada é interditada e Sengés volta a ficar isolada
- Quatro dias após chuva, estradas que cortam o Paraná ainda sofrem bloqueios
- Grupos iniciam ajuda para desabrigados
Com a construção de desvios temporários na PR-151, que dá acesso a Sengés, no Norte Pioneiro, a cidade iniciou intensificou o processo de reparos aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas. As pistas alternativas, agora, permitem que o tráfego seja possível na cidade, que ficou mais de uma semana isolada.
O telejornal ParanáTV, da RPC TV, mostrou que, com o acesso viário restabelecido, doações aos desabrigados estão chegando a todo instante. No centro da cidade, um dos locais mais atingidos pela inundação, a palavra de ordem é reconstrução. Algumas lojas já reabriram e os comerciantes voltaram ao trabalho.
Em outros estabelecimentos, que tiveram a estrutura comprometida pela enchente, comerciantes afixaram cartazes informando que estão atendendo em outro endereço. "Vai ter que começar tudo de novo, né? Vamos negociar as dívidas e conversar com fornecedores para ver o que é possível fazer", disse a comerciante Denise Emembeck.
O trânsito interno ainda flui lentamente na cidade. A ponte que divide Sengés, ainda passa por obras de reconstrução. Apenas meia pista está liberada para o tráfego de veículos e os motoristas precisam de paciência para atravessar de um lado para o outro.