O comandante responsável pelo equipamento do modelo A320 da TAM, Alex Frischmann, disse ontem que os pilotos do vôo 3054, acidentado no último dia 17, tentaram desviar para esquerda depois do pouso no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Segundo ele, o esforço dos pilotos teria sido para realizar o pouso em uma "ilha de grama" localizada na lateral da pista.
"Foi o mesmo local onde parou um avião da (empresa) BRA, em 2006", afirmou Frischmann durante depoimento à CPI do Apagão na Câmara. "Acredito que ele (o piloto) tenha comandado ir para a esquerda, para ir para a ilha de grama. Eles (o piloto e o co-piloto) queriam fazer alguma coisa para parar o avião, isso é fato", disse.
Segundo o comandante, os pilotos do Airbus tentaram parar a aeronave depois de constatarem que o processo de frenagem não estava sendo realizado da forma ideal. Porém, ele disse que não se deve descartar a possibilidade de "falha humana" como uma das possíveis causas do acidente com o vôo 3054.
Frischmann disse que a avaliação é complexa sobre a possível decisão dos pilotos de frear em vez de tentar arremeter a aeronave. De acordo com o comandante, em situações que envolvem esse tipo de dúvida há um "curto espaço de tempo" para definir o que fazer. "Depois de aplicado o reverso, a recomendação é não arremeter", disse.
Para ele, o procedimento de pouso realizado pelos pilotos do Airbus-A320 foi dentro da normalidade. "Analisando como piloto, posso dizer que todo o processo de pouso foi adequado. Com a aeronave estabilizada como estava, nada mais deveria ser feito a não ser colocar a aeronave no solo", afirmou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora