A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) informou, nesta segunda-feira (10), que concluiu todas as obras necessárias para o funcionamento do Terminal Guaraituba, em Colombo, na região metropolitana da capital. Agora, a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa da prefeitura responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo, começa a programar as novas linhas que atenderão o terminal. A data marcada para o início da operação do Guaraituba é 29 de novembro.

CARREGANDO :)

Depois de quase sete meses de indefinição e de muitos transtornos para os usuários do transporte coletivo, em 27 de outubro, a Comec e a Urbs assinaram um termo de compromisso com o Ministério Público Federal (MPF) definindo um cronograma para a operacionalização do terminal. O documento apresentava ainda uma lista com adaptações que deveriam ser feitas pela Comec.

O órgão garante que já realizou todas as mudanças exigidas pela Urbs, como: instalação de placas de orientação das linhas, mudança em plataformas de embarque e adequação do semáforo na saída do terminal. A Urbs, por sua vez, afirma que já contratou os funcionários necessários e que na próxima semana começa o trabalho de informação aos usuários sobre as mudanças.

Publicidade

Pelo modelo de operação escolhido, entre quatro propostas elaboradas e apresentadas à Comec pela Urbs, o terminal Guaraituba terá nove linhas alimentadoras que circularão pela região e um ligeirinho para ligação com o terminal do Cabral. Mais duas linhas sairão do Guaraituba, passando pelo terminal do Maracanã, e seguindo em direção aos terminais do Guadalupe e Cabral, em Curitiba.

No terminal do Maracanã permanecerão os sete alimentadores existentes, mas sem as versões diretas destas linhas (veículos que não param nos pontos intermediários das linhas dos alimentadores); as três linhas intercidades e as atuais linhas para os terminais do Cabral e Guadalupe (mas que terão como ponto de partida o terminal Guaraituba).