"Sentimento de alívio e realização", diz Reinaldo de Almeida César ao deixar a Sesp
O ex-secretário de Segurança Pública Reinaldo de Almeida César deixou a Secretaria de Segurança Pública dizendo que teve um sentimento de alívio e realização depois da exoneração da chefia da pasta. No lugar de César entra Cid Vasques, que comandava a corregedoria Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Os dois trocaram de postos em uma cerimônia oficial nesta segunda-feira (17), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
César falou durante a oficialização da troca e disse que está à vontade para assumir o novo posto na Corregedoria. "Agradeço ao governador Beto Richa pelo desafio na Sesp e agora na Corregedoria. Ele é um grande gestor público, dá autonomia aos secretários, mas também é exigente quanto aos resultados", disse o ex-secretário.
Ocupação da Vila Sandra assusta moradores
A chegada da polícia logo no início da manhã assustou os moradores da Vila Sandra, principalmente porque, de acordo com eles, o bairro é perigoso como qualquer outro da capital, mas talvez não precisasse de uma intervenção nessas proporções. Alguns comerciantes se mostraram preocupados com o movimento de clientes nos estabelecimentos, que parecia menor do que o normal para uma manhã de segunda-feira. "A gente até pensa que pode ter algum tiroteiro. Porque não tem problema agora, mas vai que os bandidos resolvem se mexer? O pessoal se preocupa em sair de casa". No entanto, a rotina se manteve, com o fluxo intenso de carros na hora do almoço, pais buscando filhos na escola e alunos voltando para casa.
Muitos reclamam do alvoroço causado pela chegada das viaturas, e acham que a ocupação é mais uma situação política do que para a segurança de fato. "O ruim é que, quando chegam de surpresa, eles pegam alguns, mas, no resto do dia, os bandidos vão se avisando e escapam", explica um morador. Ainda assim, a sensação de segurança com os policiais nas esquinas e viaturas percorrendo a vila aumenta, mas para os moradores ainda é preciso muito mais para que eles confiem no trabalho da polícia. "Tomara que eles fiquem e façam algo de bom. 100% não vai ficar, a gente sabe", diz um representante comercial do bairro.
A quinta Unidade Paraná Seguro (UPS) da Cidade Industrial de Curitiba(CIC) foi instalada na manhã desta segunda-feira (17), na região da Vila Sandra. A ocupação do bairro começou por volta das 6h30 da manhã, com o envolvimento de 150 policiais, 27 guardas municipais e 40 viaturas.
FOTOS: veja imagens da operação para implantação da UPS da Vila Sandra
O método da ação policial é o mesmo utilizado na implantação das outras sete unidades que já funcionam na capital. Um efetivo policial de atuação ostensiva é deslocado ao local para preparar a região para o recebimento da polícia comunitária, que é trocada gradativamente.
De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), Cesar Alberto Souza, primeiramente foi realizado um trabalho de inteligência na região da CIC. A quantidade de 150 policiais, segundo ele, foi determinada com base em um cálculo que determina o efetivo ideal de para atender a região, considerada de menor violência do que as outras que já tiveram unidades instaladas em Curitiba.
"Temos isso dentro de uma realidade técnica mais adequada para que não precisemos deslocar mais policiais do que o necessário para que o policiamento possa seguir sem problemas em outras regiões da cidade", diz.
Souza afirma que, como a intenção não é priorizar as abordagens, não há necessariamente um balanço nos moldes tradicionais de outras operações da PM. "A ocupação foi pacífica, assim como nos outros locais e esses policiais vão ficar até que haja a avaliação de que é necessário", explica.
Mesmo assim, durante o primeiro dia, pela manhã, foram apreendidos dois adolescentes (um de 15 e outro de 13 anos), 227 gramas de cocaína, 106 gramas de crack, 33 gramas de maconha, um notebook, 100 gramas de fermento químico (utilizado para misturar droga), quatro munições de calibre 38, uma munição de calibre 22, cinco rádios comunicadores, uma balança de precisão, e R$ 238 em dinheiro trocado.
O subcomandante da PM diz que, no projeto das UPS, o principal balanço que se pode destacar é a mudança de comportamento nos bairros que recebem as unidades. "Crimes que antes não tinham denúncia, agora têm, por uma confiança maior dos moradores. Abuso sexual e violência doméstica têm recebido aumento no número de denúncias, mas não é que o índice desses crimes tenha aumentado. A proximidade dos policiais com a comunidade muda a relação e ajuda tanto para a polícia quanto para os cidadãos", avalia.
Outras unidades
Ao todo, oito UPSs já foram instaladas em Curitiba. Os bairros Parolin e Uberaba foram os primeiros a receber o policiamento diferenciado. Além deles, as vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Verde e Sandra, na Cidade Industrial, também têm unidades. Fecha a lista das oito UPSs a Vila Osternack, no Sítio Cercado.
Troca de comando na secretaria
A instalação da UPS da Vila Sandra ocorre no mesmo dia em que é efetivada a mudança no comando da Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesp). Na sexta-feira (14), o governador Beto Richa informou, em uma mensagem postada na rede social Twitter, que Cid Vasques assumiria o cargo, substituindo Reinaldo de Almeida César.
Em nota publicada via Agência Estadual de Notícias, Richa informou que a mudança pretendia "acelerar as ações para reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança pública em todo o Paraná".
No texto, Richa disse ainda que Vasques vai atender a um "segundo momento" da secretaria, após uma reestruturação das polícias Civil e Militar, além dos serviços de inteligência. "Agora, num novo momento, tão importante quanto o primeiro, é colocar em prática todas as ações planejadas", afirmou na nota. Ele afirmou que já existem recursos alocados para investimentos "vigorosos" no setor.
César não vai deixar o governo, pois assumirá a Secretaria de Corregedoria e Ouvidoria Geral, cargo que anteriormente era de Cid Vasques.
Veja fotos da operação na Vila Sandra
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora