• Carregando...

Após seis meses da queda da ponte da Represa do Capivari–Cachoeira, na BR-116, em Campina Grande do Sul, começaram nesta segunda-feira (15) as obras para recuperação do trecho. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), a edição de hoje do Diário Oficial autorizou o começo imediato das obras após um pedido de situação de emergência.

A empresa contratada para reconstruir a ponte que liga Curitiba-São Paulo, e que desabou em janeiro de 2005, foi a construtora A. Gaspar S/A. A previsão é que em 180 dias as obras tenham acabado. O Dnit espera que em cinco meses a ponte já esteja reconstruída e no sexto mês deva ser feita a recuperação da ponte alternativa, atualmente em uso.

O valor total das obras será de R$ 31 milhões. Mas o coordenador do Dnit no Paraná, David Gouvêa, informou que pretende gastar menos na reconstrução, cerca de R$ 25 milhões. Estão previstos a recuperação da cabeceira dos dois lados do rio, contenção da laje de transição e aterro no local.

Até o fim da reconstrução, todo o tráfego será feito pela ponte alternativa. Por ter sido construída em 1972, a ponte está funcionando no limite. Apesar de não oferecer riscos para quem passa no local, estão sendo controlados os comboios de caminhões para evitar o excesso de peso.

As obras só puderam ser iniciadas após a publicação do Diário Oficial liberando a necessidade do processo de licitação. Caso fosse necessário fazer licitação, as obras poderiam ser iniciadas apenas em 2007, após os prazos legais da escolha da empresa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]