A Sanepar definiu, nesta sexta-feira (31), que começará em novembro a ser implantada a nova estratégia de ação da empresa contra proprietários de imóveis em Matinhos e Guaratuba, no Litoral do estado, que estão com as saídas de esgoto irregular. Na terça-feira (28), o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, já havia anunciado que os poluidores do litoral teriam fornecimento de água interrompido.
A diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, Maria Arlete Rosa, reuniu-se com integrantes do Ministério Público do Meio Ambiente nesta sexta-feira. De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, serão atingidos inicialmente aqueles que já foram notificados e convocados para audiências públicas pela Justiça dos dois municípios e que, mesmo assim, não efetuaram as ligações à rede.
Ainda de acordo com a agência do governo, a medida tem apoio da Associação de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares e Prestadores de Serviços do Litoral (Asindilitoral) que recomenda aos turistas e visitantes que não façam a locação de imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto.