A 28.ª Festa de São Francisco da Ordem começa hoje à noite, no Largo da Ordem. O evento está entre as principais tradições populares da capital e será aberto, às 20 horas, com uma missa celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacir Vitti.
As ações deste ano reúnem 200 instituições sociais e terminam no domingo. Estão programadas atividades como bênção de animais, shows, brincadeiras para crianças, além da venda de artesanato paranaense e comidas típicas.
A apresentação da freira e "rapper" Irmã Inêz é a principal atração de hoje, às 21 horas, no palco central. Ela lança o disco "Tesouro Escondido", o terceiro da carreira. Outros artistas confirmados para os três dias de festa são a dupla sertaneja Willian e Renan, os membros da Orquestra de Viola de Cascavel (que representou o Paraná em Paris no Ano do Brasil na França), da banda Le Figarrô e do Coral Asa Branca, de Paranaguá.
As missas também devem atrair um grande número de pessoas. No sábado, o Padre Reginaldo Manzotti reza missa com a banda Evangelizar é Preciso, às 18h30. No domingo, às 19 horas, é a vez da Missa Sertaneja, com o Padre Kleina. Estão previstas ainda apresentações de danças folclóricas durante o fim de semana.
A bênção dos animais acontece no domingo, a partir das 11 horas. Nas barracas, o público vai encontrar os concorridos bordados Santa Bárbara, feitos em Jundiaí do Sul, no Norte do Paraná. As atrações gastronômicas são o bolinho de polvilho da Lapa, o bolo de Santo Antônio e as barracas de comida italiana.
A festa se estende para o Memorial de Curitiba, onde o Provopar montou duas barracas: uma com produtos do artesanato paranaense e das comunidades indígenas e outra com um bazar de produtos importados apreendidos pela Receita Estadual. O Paraná Esporte também vai estar dentro do Memorial, com atividades para as crianças, como cama-elástica e pintura facial.
Na Rua Doutor Kellers, estão programadas apresentações de mágicos e palhaços. A presidente da Associação de Amigos da Ordem (Amigo), promotora do evento, Margarita Sansone, diz que a festa não pára de crescer. "Infelizmente não conseguimos atender todas as entidades que querem participar, porque não temos como ampliar a festa", comentou.
Todas atividades da festa são gratuitas e o público só paga o que consumir. A renda arrecadada com a venda de produtos será revertida para as instituições assistenciais participantes.
* Serviço As barracas abrem hoje, a partir das 18 horas, e amanhã e domingo, das 10 às 22 horas.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora