As rematrículas dos estudantes das escolas estaduais para o ano letivo de 2014 devem ser feitas a partir desta segunda-feira (25) em todo o Paraná. O prazo é até sexta-feira (29). Neste período, familiares ou responsáveis legais pelos alunos que já frequentam a rede estadual devem comparecer à escola para confirmar se irão manter os estudantes na mesma instituição ou se desejam transferi-los.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed), ainda que a continuidade dos estudos na rede pública seja feita automaticamente, é necessário o comparecimento dos responsáveis para assinar a rematrícula e garantir a vaga para o próximo ano. Caso a rematrícula não seja assinada, o estudante pode perder a vaga na escola em que já vinha estudando. Alunos com mais de 18 anos podem assinar a próprio documento de rematrícula. Alunos ainda não matriculados na rede estadual
Os estudantes que concluem em 2013 o 5º ano do ensino fundamental de responsabilidade dos municípios e que no ano que vem começarão a cursar o 6º ano na rede estadual devem ficar atentos: o prazo de matrícula para este caso começa no próximo dia 2 de dezembro e vai até o dia 6 do mesmo mês. O mesmo prazo vale para alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio, e para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial.
Volta aos estudos
Já a última etapa do cronograma de matrículas da rede estadual compreende os dias 9 a 13 de dezembro. Nestes dias, a matrícula é para alunos que estão fora da escola e pretendem voltar a estudar, além de alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede pública ou alunos vindos de outros municípios ou estados. Em todos esses casos é preciso comparecer em uma escola estadual no período estipulado para solicitar a matrícula.