Escola da Rede Municipal de Curitiba| Foto: Antônio Costa/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Começou nesta segunda-feira (4) o período de cadastramento de crianças nascidas em 2009 que deverão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba no próximo ano. A frequência de crianças a partir dos seis anos de idade em instituições de ensino de nível fundamental é obrigatória por lei federal.

CARREGANDO :)

Crianças que já frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil Conveniados (CEIs) ou escolas municipais de Curitiba não precisam ser cadastradas. Nestes casos o processo é feito automaticamente pelas unidades onde as crianças estão matriculadas.

Em Curitiba, o cadastramento segue até o dia 22 de agosto, exclusivamente pela internet. Pessoas com dúvidas sobre o processo ou que não tenham acesso à rede podem procurar o núcleo regional de educação mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17 horas.

Publicidade

Para efetuar o processo, é necessário acessar o portal "Cidade do Conhecimento", clicar no espaço destinado ao cadastramento e preencher o formulário com informações da certidão de nascimento da criança, do documento de identidade (RG) dos pais ou responsáveis e do código de comprovante de residência.

O cadastro, que é gratuito, não é a mesma coisa que matrícula escolar. Segundo a prefeitura, o processo de cadastramento é um método usado para organizar a oferta de turmas, evitar filas e tentar garantir a vaga em escolas próximas da casa do estudante.

A confirmação da matrícula para os estudantes que ingressarão em 2015 acontecerá em novembro, entre os dias 3 e 7.