Começou nesta segunda-feira (4) o período de cadastramento de crianças nascidas em 2009 que deverão ingressar no primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Curitiba no próximo ano. A frequência de crianças a partir dos seis anos de idade em instituições de ensino de nível fundamental é obrigatória por lei federal.
Crianças que já frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Educação Infantil Conveniados (CEIs) ou escolas municipais de Curitiba não precisam ser cadastradas. Nestes casos o processo é feito automaticamente pelas unidades onde as crianças estão matriculadas.
Em Curitiba, o cadastramento segue até o dia 22 de agosto, exclusivamente pela internet. Pessoas com dúvidas sobre o processo ou que não tenham acesso à rede podem procurar o núcleo regional de educação mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 ou das 13h30 às 17 horas.
Para efetuar o processo, é necessário acessar o portal "Cidade do Conhecimento", clicar no espaço destinado ao cadastramento e preencher o formulário com informações da certidão de nascimento da criança, do documento de identidade (RG) dos pais ou responsáveis e do código de comprovante de residência.
O cadastro, que é gratuito, não é a mesma coisa que matrícula escolar. Segundo a prefeitura, o processo de cadastramento é um método usado para organizar a oferta de turmas, evitar filas e tentar garantir a vaga em escolas próximas da casa do estudante.
A confirmação da matrícula para os estudantes que ingressarão em 2015 acontecerá em novembro, entre os dias 3 e 7.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora