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Rodovia

Começam obras de duplicação da BR-116

Conheça as etapas da duplicação da BR-116 |
Conheça as etapas da duplicação da BR-116 (Foto: )

A duplicação da BR-116 entre Curitiba e Fazenda Rio Grande começou oficialmente ontem, com a instalação do canteiro de obras. A primeira etapa vai do quilômetro (km) 117,3 até o km 124,5 na pista sentido Norte (Fazenda Rio Grande-Curitiba). A obra é de responsabilidade da concessionária Autopista Planalto Sul.Está prevista ainda a instalação de um trevo no km 117,7 (Vila Pompeia), onde hoje um semáforo contribui para a formação de congestionamentos nos dois sentidos da rodovia, além de um viaduto no km 116,5, em frente ao Ceasa. Também serão feitas três passarelas, duas nas proximidades da Fazenda Rio Grande e uma em Mandirituba.

O Rio Iguaçu (km 124,2) ganhará uma nova ponte e a antiga, depois disso, será interditada para reforma e alargamento. "Estamos trabalhando com o intuito de causar o menor impacto possível ao usuário. Não há previsão de interdição da pista atual e, se houver, será mínima. A ponte também só será bloqueada quando a outra estiver pronta", afirma o gerente de obras da concessionária, Marcos Guedes Pereira. Esta primeira etapa das obras deve ficar pronta até fevereiro de 2013. O custo é de R$ 54,2 milhões – valor que será financiado pelo BNDES.

Hoje existem apenas seis quilômetros de rodovia duplicada entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. Com a obra, os 34 quilômetros ficarão em pista dupla. Passam pelo local cerca de 50 mil veículos ao dia. A segunda etapa das obras, que vai do quilômetros 129 ao 141, ainda está em licitação e a previsão de entrega é apenas para 2016 (quando a duplicação chegará até Mandirituba).

Sentido Sul

A pista contrária – no sentido Sul (Curitiba-Fazenda Rio Grande) – deve ser duplicada pela Coor­denação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec): isso ainda está em negociação, mas o objetivo é de que as obras sigam paralelamente. "Vamos duplicar a pista sentido Norte e a Comec vai prolongar a Linha Verde na pista sentido Sul e, neste caso, o financiamento será feito pelo próprio estado", explica Pereira. Com a finalização de ambas as obras (da concessionária e da Comec), as duas pistas centrais devem ficar exclusivas para um ônibus ligeirão e as paralelas serão para os veículos, ônibus e caminhões.

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