Quem passeia pelas ruas do litoral paranaense ainda não encontra a agitação típica da temporada. Por enquanto, o som que predomina é o dos martelos, serrotes e vassouras. É que a maioria dos comerciantes locais está preparando os ajustes finais para receber os visitantes para a temporada de verão 2009. A expectativa é de que o comércio esteja atendendo a todo vapor a partir do próximo fim de semana.
Experiente quando o assunto é atendimento na temporada, a comerciante Leonides Souza reuniu trabalhadores para a limpeza, montagem de prateleiras e balcões e instalação elétrica na pastelaria que abre durante o verão, na Avenida Atlântica, em Matinhos. O trabalho deve durar toda a semana. "Já atendo há 13 anos no mesmo ponto. Sempre fazemos esses ajustes nesse período, pois os visitantes começam a descer mais próximo ao Natal", diz.
A expectativa da comerciante é ter uma das melhores temporadas dos últimos anos. "O movimento deve ser bem maior. Mesmo nesta primeira quinzena de dezembro já tem bastante gente na praia", diz. Leonides planeja abrir a pastelaria no domingo. "Quero ter pelo menos 20% a mais de vendas em relação ao ano passado", diz.
Um pouco antes, na sexta-feira, os comerciantes Michel Lozovoy e Bruno Martins já devem inaugurar uma panificadora em Caiobá. Essa semana foi reservada só para organizar balcões e prateleiras e fazer contato com os últimos fornecedores. "Acreditamos que o movimento comece agora. Estamos nos preparando para já a partir desse fim de semana atender toda a demanda", conta Lozovoy. Embora seja o primeiro ano de Lozovoy e Martins no Litoral, ele estão confiantes de que terão um bom movimento. "Pelas informações do setor imobiliário, de que já está praticamente tudo alugado, a expectativa é uma excelente época para o comércio", diz Lozovoy.
A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu) calcula que haverá aumento em relação aos dois milhões de visitantes na temporada passada nas praias paranaenses.
Semana finalLojas fechadas não devem ser mais cenas comuns a partir de sábado (13), define o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar), Odalbor Alves Ferreira. Ele explica que essa é semana de "finalização dos trabalhos" para os comerciantes de todos os municípios do Litoral. "Quem vier até o Litoral já no próximo fim de semana vai encontrar tudo aberto. Principalmente pontos de entretenimento e gastronomia, como bares e restaurantes", diz.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora