Ciudad del Este - O relatório do Departamento de Estado norte-americano insiste na denúncia de que há comerciantes ligados aos grupos Hezbollah e Hamas na região da Tríplice Fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina. A sede dos comerciantes, que enviariam dinheiro aos grupos do Oriente Médio, seria uma galeria comercial em Ciudad del Este, no lado paraguaio da fronteira.
Segundo o documento, o financiamento aos grupos tem origem na Galeria Pagé. A Casa Hamze, uma das lojas que funciona dentro da galeria, é citada com destaque. A Galeria Pagé é um centro comercial cuja maioria das lojas pertence a imigrantes árabes. Algumas portas estão fechadas e outras funcionam como importadoras. Na Galeria há desde lojas que vendem eletrônicos a roupas. O Ministério Público do Paraguai investiga comerciantes da Galeria Pagé por sonegação fiscal.
Em Ciudad del Este, o relatório provocou indignação dos comerciantes e da comunidade árabe. Segundo eles, a falta de provas esvazia o discurso dos órgãos de segurança norte-americanos.
Em 2006, o Departamento de Tesouro dos Estados Unidos alegou ter descoberto uma rede de apoio logístico e financeiro para o grupo xiita Hezbollah, cuja base seria na Galeria Pagé. Na ocasião foram identificados nove cidadãos libaneses que estariam operando via galeria e na Casa Hamze.
Manipulação
O presidente da Associação Cultural Sírio-Brasileira de Foz do Iguaçu, Mohamad Barakat, diz que considera as acusações relacionadas à existência de fontes de financiamento ao terrorismo na tríplice fronteira infundadas. Para ele, os norte-americanos usam o medo para manipular a opinião pública e justificar ações no exterior. "Os americanos acharam um perigo, o perigo islâmico, e quem representa isso é o movimento Hamas e a república islâmica. Isso influencia as decisões do Congresso e da opinião pública americana", diz.
O líder árabe ainda afirma que até mesmo a imprensa norte-americana é usada para estratégias de manipulação. Há alguns anos, a rede de tevê CNN chegou a divulgar que Bin Laden esteve em Foz do Iguaçu, lembra.
"Esse relatório é uma mentira pelo que conheço da nossa Tríplice Fronteira. Conheço os patrícios um por um", alega Barakat. Ele também diz que o Hezbollah é um partido político, não uma facção terrorista, e que nem todos os mulçumanos xiitas são simpatizantes do grupo.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora