Atualizado em 22/02/06 às 20h20h
Comerciantes voltaram a protestar contra fim do estacionamento nos dois lados da Avenida Visconde de Guarapuava, na região central de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (22). O trânsito na altura da Travessa da Lapa ficou interrompido durante uma hora, entre 17h e 18h.
Os manifestantes encerram o protesto após a prefeitura ter marcado uma reunião com representantes da URBS e IPPUC. A reunião aconteceu na noite desta quarta na Rua da Cidadania Matriz, na praça Rui Barbosa, no Centro. Segundo o comerciante Londino Zela, uma nova reunião foi marcada para quinta, às 18h, no anexo da Câmara Municipal de Curitiba.
A comerciante Marilia Apolônio é umas das pessoas que são contra o fim dos estacionamentos. "A prefeitura quer transformar a Visconde numa via rápida. Um comércio não dura muito tempo em uma rápida. Nós precisamos de estacionamentos", afirmou.
Cerca de 60 pessoas se reuniram no local. Elas queimaram pneus e prometeram voltar a paralisar o trânsito caso a prefeitura não volte atrás da mudança. "Temos que lutar até o fim. Se não formos ouvidos voltaremos a protestar", concluiu Marilia.
Fim do estacionamento
As obras que acabarão com o estacionamento nos dois lados da Avenida Visconde de Guarapuava, na região central de Curitiba, estão marcadas para ter início nesta quinta-feira. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Curitiba, o início dos trabalhos depende basicamente do tempo. Se chover, haverá atraso.
Os obras serão feitas geralmente no período da noite. Com exceção dos dias de carnaval, onde os trabalhos devem ocorrer durante o dia. A previsão para a conclusão é de 30 dias. Porém, a mudança para os motoristas começa conforme a pintura e as placas vão sendo alteradas. Por isso, o motorista precisa redobrar a atenção ao passar pelo trecho.
As mudanças na Avenida Visconde de Guarapuava visam diminuir o congestionamento ocasionado em horários de pico na avenida. Os estacionamentos estarão proibidos desde a trincheira da Ubaldino do Amaral, na divisa do Alto da XV com o Centro, até a Ângelo Sampaio, no Batel.
O horários de proibição de estacionamento será das 7h às 20h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 14h nos sábados. Nestes períodos, a rua deixará de ter cerca de 400 vagas de estacionamento: 361 são vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) e o restante são vagas para motos, paradas de 15 minutos e locais de embarque e desembarque.
INTERATIVIDADE
Qual sua opinião sobre a retirada das faixas de estacionamento na Avenida Visconde de Guarapuava? Participe do fórumVeja imagens do protesto na reportagem em vídeo do Paraná TV