A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) começou ontem uma campanha direcionada especialmente aos comerciantes do centro de Curitiba, com o objetivo de conscientizá-los sobre o horário correto de colocar o lixo na rua. Em duas semanas, monitores visitarão estabelecimentos e condomínios de 67 quarteirões.
Segundo o secretário José Antonio Andreguetto, a ofensiva é motivada pelo desrespeito aos horários recomendados. Quando o lixo fica na rua por mais tempo, pode se espalhar pelas ruas e calçadas e, em alguns casos, chega às galerias de águas pluviais. Além disso, o lixo espalhado dificulta a coleta. "Esse hábito causa transtornos, deixa a cidade suja e aumenta os gatos de recursos públicos", justificou o secretário, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura.
Nas visitas, os monitores também apresentarão uma tabela com os horários recomendados pela Prefeitura para deixar na rua tanto o lixo comum quanto o reciclável, além das regras para a disposição dos detritos por exemplo, o lixo comum deve ser colocado em sacos pretos, e o reciclável em sacos coloridos. Quando terminar a ofensiva de conscientização, fiscais voltarão aos locais visitados para verificar se as orientações estão sendo cumpridas. Se houver irregularidades, estabelecimentos e condomínios podem ser multados.
No centro de Curitiba e nos bairros Bigorrilho, Mercês, Juvevê, Cabral, Batel e Água Verde, a coleta é noturna, começando às 19 horas; por isso, o lixo deve ser colocado na rua até as 18 horas. Nos outros bairros, o recolhimento do lixo é diurna. Pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) é possível saber os dias e horários de coleta.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora