A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) uma moção de repúdio ao juiz da 12ª Vara Criminal de Cuiabá, Wladymir Perri. Ele deu voz de prisão à senhora Sylvia Miriam Tolentino de Oliveira durante o julgamento do suspeito de assassinar o filho dela, durante uma audiência no dia 29 de setembro. A moção de repúdio foi apresentada pelo deputado Capitão Alden (PL-BA).
Sylvia prestava depoimento sobre a morte do seu filho, Cleowerton Oliveira Barbosa, que foi assassinado em 10 de setembro de 2016 com ao menos 10 tiros. E no decorrer da audiência, ela disse ao acusado, que ele “escapou da justiça dos homens” mas não escaparia da justiça divina. Foi quando o juiz decretou a prisão da mãe da vítima.
No pedido de repúdio, o deputado citou que “a situação que se desenrolou durante o evento merece nossa mais veemente manifestação de desaprovação, devido à gravidade dos acontecimentos e à violação de princípios fundamentais da justiça e dos direitos humanos”.
Após a aprovação na comissão, Alden disse à Gazeta do Povo que fez questão de registrar o repúdio a “conduta lamentável do juiz” e cobrou uma apuração por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Sabemos que a postura de um profissional na posição dele deveria ser muito mais humana com a mãe da vítima. Fico na expectativa que o CNJ apure a conduta de juiz e adote as medidas punitivas cabíveis”, disse.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora