A comissão especial instalada na Câmara para analisar a proposta de emenda constitucional (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos vai visitar cinco prisões, além de unidades socioeducativas voltadas para menores de idade. Os requerimentos determinando a realização das visitas foram aprovados nesta quarta-feira, mas não foram definidas datas ainda.
Serão visitados: o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís; o Centro de Detenção Provisória I, em Osasco, na Grande São Paulo; o Complexo Prisional do Curado (antigo Aníbal Bruno), no Recife; o Presídio Central de Porto Alegre; e a Penitenciária de Segurança Máxima José Mário Alves da Silva (Urso Branco), em Porto Velho. Além das cinco prisões, foram aprovados requerimentos solicitando visitas a unidades de internação para menores infratores em São Paulo e no Distrito Federal.
A comissão também definiu que a reunião da próxima quarta-feira será a última em que serão votados requerimentos. Nesse mesmo dia, segundo o relator Laerte Bessa (PR-DF), começarão as audiências públicas para debater o assunto. Serão chamados duas pessoas a favor da redução da maioridade penal e duas contra. Ao todo, a comissão já aprovou 26 requerimentos de audiência pública: 16 na semana passada e dez nesta quarta-feira.
O relator, que é favorável à PEC, diz que entregará seu relatório antes do recesso parlamentar de julho. A comissão foi instalada há duas semanas. O regimento interno da Câmara estabelece que ela tem o prazo de 40 sessões para proferir parecer, o que dá cerca de três meses. A tendência é que a proposta seja aprovada na comissão, onde tem apoio de 21 dos 27 integrantes titulares. Depois disso, a PEC precisa ainda ser votada em dois turnos pelo plenário da Câmara, onde tem de angariar o apoio de pelo menos 60% dos deputados, ou seja, 308 dos 513. Em seguida também deve ser aprovada pelo Senado. Uma vez aprovada, a PEC pode ser promulgada,sem necessidade de ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora