Brasília O presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), divulgou ontem o nome dos novos 27 parlamentares (veja quadro) que serão investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento na máfia dos sanguessugas.
A lista dos 27 novos inquéritos de parlamentares suspeitos de participação na máfia dos sanguessugas, pedidos pela Procuradoria-Geral da República e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, traz três deputados que a CPI dos Sanguessugas poupou no relatório que pediu abertura de processo contra 72 congressistas.
Feu Rosa (PP-ES), Gilberto Nascimento (PMDB-SP) e Helenildo Ribeiro (PSDB-AL) estavam entre os 18 deputados em relação a quem a CPI sugeriu o arquivamento, por falta de provas, das investigações.
A situação dos três pode mudar devido à sua inclusão na lista de 27 novos parlamentares investigados pela Procuradoria-Geral. "Eles poderão ser reinseridos no relatório se as provas forem suficientes", disse o deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI.
Outra divergência se dá em relação à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A CPI pediu a cassação de seu mandato. Já a Procuradoria não abriu inquérito contra ela. Biscaia disse que a Procuradoria continua analisando casos e pode aumentar a lista.
Antes, a Procuradoria já realizava investigações contra 57 congressistas por suspeita de participação na fraude. Nesses primeiros, há 11 casos em que a CPI também pediu o arquivamento em seu relatório parcial. A reavaliação desses nomes é mais difícil, já que a comissão os inocentou sabendo da investigação em curso. Biscaia disse, entretanto, que pode reexaminar outros casos dependendo do que surgir de novidade.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora