Está previsto para ser votado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5), o PL 580/2007, que trata sobre a união homoafetiva. O parecer do deputado Pastor Eurico (PL-PE), relator do projeto, é contrário à equiparação de união de pessoas do mesmo sexo com o casamento e a entidade familiar.
O PL 580/2007 possui outras oito proposições apensadas - estratégia utilizada para dar agilidade e facilitar a discussão de projetos com a mesma matéria -, entre eles o PL 5167/2009. O relatório do Pastor Eurico rejeita todas as propostas favoráveis aos casais homossexuais e aprova apenas o PL 5167/2009, que acrescenta no Código Civil que nenhuma relação de pessoas com o mesmo sexo poderá se equiparar ao casamento.
Hoje, para casais homossexuais, é possível tanto o casamento civil, como a conversão da união estável em casamento por meio do cartório. Como aponta o voto do relator, a Constituição Federal reconhece a união estável como entidade familiar apenas entre homem e mulher. O deputado reforçou a ideia de que "qualquer mudança quanto ao tema seja submetida à vontade legislativa, o único a quem incumbe editar e modificar leis”.
No relatório, Eurico comenta sobre a decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011, que equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres e reconheceu a união homoafetiva como núcleo familiar, por meio da ADI 4277. Para o parlamentar, o STF exerceu uma função que pertenceria ao Congresso Nacional e a decisão do Judiciário “pautou-se em propósitos ideológicos” e distorceu “a vontade do povo brasileiro, que somente se manifesta através de seus representantes regularmente eleitos”.
A proposição está na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família e deve passar por mais duas comissões na Câmara. Se aprovado, o texto seguirá para o Senado Federal.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora