Os comitês financeiros dos partidos têm até este domingo (6) para apresentar a primeira prestação de contas da campanha. O relatório de arrecadação e gastos parciais tem de ser entregue em disquete ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ficará disponível na internet – no site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) – para ser consultado por qualquer pessoa. Como neste primeiro momento os candidatos não são obrigados a comprovar as despesas e doações e os comitês começaram a funcionar efetivamente apenas nas duas últimas semanas, os relatórios não deverão conter cifras relevantes.

CARREGANDO :)

Para receber os documentos, 15 funcionários do TRE estarão de plantão neste fim de semana em Curitiba, das 11 às 19 horas. De acordo com a secretária de controle interno e auditoria do TRE, Sônia Maria dos Santos Prestes, o relatório pode ajudar na apreciação da prestação de contas que será feita 30 dias após o resultado final das eleições.

Segundo ela, os eleitores terão a chance de comparar os gastos registrados no relatório com a campanha que está nas ruas. "Foi um passo muito importante para o povo realmente saber o que seu candidato está fazendo. Como ele está arrecadando e no que ele está gastando", diz Sônia.

Publicidade

A mudança da lei teve reflexo também na postura dos candidatos, que passaram a se preocupar com os gastos da campanha já na hora do registro da candidatura. "Nas outras eleições eles estavam preocupados só com a campanha e deixavam a prestação de contas para o final. Agora, os gastos são a primeira preocupação."