• Carregando...
Boca Maldita foi um dos locais que concentraram atividades do Dia do Desafio, realizado ontem em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Boca Maldita foi um dos locais que concentraram atividades do Dia do Desafio, realizado ontem em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O curitibano se mexeu ontem, no Dia do Desafio realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a prefeitura de Curitiba. Até o fim da noite de ontem, a organização estimava uma participação um pouco menor que a do ano passado, quando 1,1 milhão de pessoas participaram das atividades. Este ano, Curitiba compete com Caracas, na Venezuela, para saber qual das cidades envolveu a maior parcela da população. Apesar do número registrado ontem, apenas um em cada cinco curitibanos pratica atividade física regularmente, segundo o programa CuritibAtiva, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O verdadeiro desafio, então, nem é vencer a capital venezuelana, e sim transformar os participantes de ontem em praticantes habituais de exercícios.

Ainda segundo o estudo do CuritibAtiva, 54% dos 1,8 milhão de curitibanos são "moderadamente ativos" – incluem algum tipo de esforço físico no trabalho ou no transporte para o trabalho. Já 27% deles são sedentários. Silvano Kruchelski, um dos professores do programa, explica que a principal dificuldade alegada para se começar uma atividade física é a falta de tempo. Por outro lado, a existência de parques e praças perto de casa é apontada como uma das maiores facilidades para se começar uma atividade física. "É fato, quem mora perto dos parques pratica mais exercícios", afirma Kruchelski.

Para o professor, as pessoas que fizeram parte do Dia do Desafio, com seus 15 minutos de atividade, têm a capacidade de serem pelo menos moderadamente ativas. "São pessoas que podem subsituir o elevador pela escada, o carro ou ônibus pela caminhada e assim por diante", sugere. O gerente da Divisão de Esportes e Lazer do Sesc-PR, Otton Bernardelli, diz que a evolução na participação do Dia do Desafio também mostra uma mudança de mentalidade quanto à importância do exercício físico: as 399 mil pessoas registradas em 2003 subiram para 1,1 milhão no ano passado, quando Curitiba enfrentou e venceu Houston (EUA).

Histórico

O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983, para tirar as pessoas do sedentarismo durante o inverno e marca, atualmente, a campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física em benefício da saúde e do bem-estar. Ao longo do dia, várias cidades do mundo competem entre si para ver quem reúne o maior número de pessoas nas atividades.

O controle da participação pode ser feito de várias maneiras. Em Curitiba houve um registro on-line no site do Sesc-PR e também pelo telefone gratuito 0800-6436690. Cada pessoa ou grupo que concluiu uma atividade ligou e registrou sua participação. Até o fim da noite de ontem, a cidade de Caracas ainda não havia fechado o registro de participantes, para que se pudesse saber o resultado final do desafio entre Curitiba e a capital venezuelana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]